NOTÍCIA

Ensino edição 222

Instituição conta como foi o processo de adoção das metodologias ativas de ensino

Além de capacitar os professores, Uniptan (MG) também criou um grupo de estudos para realizar pesquisas

Publicado em 03/10/2017

por Redação Ensino Superior

transformação Professores do UNIPTAN em ação de capacitação sobre metodologias ativas de aprendizagem

Professores do UNIPTAN em ação de capacitação sobre metodologias ativas de aprendizagem

Na segunda metade do século 20, um conjunto de técnicas conhecidas como metodologias ativas de aprendizagem – em que o aluno se torna autor do seu próprio aprendizado e o professor assume o papel de mediador do processo – ganhou grande notoriedade. Sua lógica vai contra o ensino mecanicista e mercantilista e demanda a adoção de uma nova forma de conceber e racionalizar o mundo.

Consciente dessa nova realidade educacional, o Grupo NRE Educacional integrou-se ao Consórcio STHEM Brasil, vinculado à Laspau (Programa Acadêmico e Profissional para as Américas, afiliado à Universidade Harvard), para aprofundar o processo de capacitação docente que já desenvolvia em suas seis instituições quanto ao uso de metodologias ativas de aprendizagem. Simultaneamente à integração, foram feitas mudanças na estrutura física, como a instalação de lousas interativas e mesas apropriadas para discussões e trabalhos em equipe.

Em conjunto, essas medidas proporcionaram maior interação entre os aprendizes, que passaram a trabalhar com estudos de caso, resolução de problemas e aprendizagem baseada em projetos e, assim, puderam desenvolver competências mais sofisticadas, como a capacidade de análise, avaliação e criação.

Os resultados foram fruto de um trabalho minuciosamente planejado, implementado e desenvolvido em conjunto pelo corpo diretivo, docente e discente. Uma das unidades da NRE Educacional, o Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN), situado na cidade de São João del-Rei (MG), capacitou seus professores, levando-os a elaborar um vasto material pedagógico alinhado com a nova proposta.

A experiência também permitiu a organização de um grupo de estudos que, além de realizar pesquisas, assumiu recentemente a função de capacitar o corpo docente por meio de atividades presenciais e a distância. O UNIPTAN ainda acompanhou de forma sistemática a mudança de metodologia, vinculando o ensino à pesquisa. Essa prática está, inclusive, atingindo o patamar da extensão universitária: a instituição conduziu em julho de 2017 os trabalhos de Capacitação Docente da Faculdade de Tecnologia Senac Minas e irá capacitar em outubro de 2017 cerca de 400 professores de escolas públicas estaduais da região.

De acordo com Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, pró-reitora de Ensino e Assuntos Acadêmicos, e Heberth Paulo de Souza, pró-reitor de Pesquisa e Extensão, o sucesso da iniciativa se deve aos professores, que “compreenderam a importância das mudanças e se apropriaram das metodologias ativas”.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino edição 222

pratica

Mestrados profissionais crescem no Brasil

+ Mais Informações
negocio

Fábrica de novos negócios

+ Mais Informações
transformação

Instituição conta como foi o processo de adoção das metodologias...

+ Mais Informações
comunidade

Universidade Feevale cria programa de inovação aberta

+ Mais Informações

Mapa do Site