NOTÍCIA

Políticas Públicas

O novo termômetro

Provinha Brasil avaliará escrita e leitura de alunos das primeiras séries do ensino fundamental

Publicado em 10/09/2011

por Bartira Betini

Com o objetivo de detectar no início do processo escolar os problemas e vácuos do processo de alfabetização, mais uma avaliação começa a ser feita a partir de abril. Instituída pelo Ministério da Educação (MEC) e formulada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Provinha Brasil, o novo exame, será feita por alunos que estejam cursando do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I.

A prova, cuja aplicação ficará a cargo das redes municipais e estaduais de ensino, irá avaliar a capacidade de leitura, de interpretação de texto e habilidades básicas dos estudantes. Com 22 questões alternativas e duas escritas, está orçada em R$ 1 milhão. A partir do ano que vem, a idéia do MEC é instituir a Provinha Brasil em todo início de ano letivo.

O calendário deste ano ainda é incerto. Só no final de fevereiro o MEC começou a distribuir apostilas impressas (que trazem as regras e o exame) aos 1.242 municípios prioritários para a realização do exame. São aqueles que  apresentaram os piores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nenhum município é obrigado a participar. Os 4.322 restantes ainda não sabem a data para receber a apostila, nem a definição se ela será enviada por e-mail ou se será disponibilizada num link no site do Inep.

As questões foram criadas a partir de um pré-teste com 22 mil alunos de 12 Estados brasileiros, realizado no final de 2007, com 25 itens. As perguntas eram lidas pelo professor e respondidas pelo aluno. A idéia é manter essa mesma estrutura – o professor ler e o aluno responder – para a Provinha Brasil. "O pré-teste serviu para esclarecer possíveis dúvidas acerca das questões elaboradas pelos técnicos. Por isso, vamos sempre fazer uma avaliação-teste, pois a cada ano a provinha terá um conteúdo diferente e não queremos correr o risco de oferecer questões dúbias", explica Amaury Gremaud, diretor de avaliação da Educação Básica do governo federal. A meta é que nenhuma criança chegue ao 5º ano do ensino fundamental, aos nove ou aos dez anos, sem domínio da leitura e da escrita, como ocorre hoje em muitos municípios.

A prova servirá somente para estabelecer parâmetros de avaliação – não haverá um ranking dos melhores alunos. "A Provinha é um instrumento colocado à disposição das redes para auto-avaliação. Ao oferecê-la no início do ano letivo, o objetivo do MEC é dar instrumentos às escolas para comparar o aprendizado dos alunos do ciclo de alfabetização e, se necessário, oferecer reforço escolar", explica.


Material de apoio

O material oferecido às redes esclarece as formas de aplicar a prova e recolher os resultados. O conteúdo da apostila é dividido em seis tópicos. O primeiro explica o objetivo da prova e o que ela avalia. O segundo traz sugestões como o mês para a aplicação e os meios para que o professor aplique o exame. O terceiro tópico é a prova em si e o quarto traz um material explicativo para o aplicador. O quinto apresenta um guia de correção e o sexto traz propostas de intervenção teórica de acordo com cada resultado.

Para a diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da UFMG, Francisca Maciel, o exame é uma maneira de realizar um diagnóstico sem punir a criança. "É necessário que saibamos a etapa em que o aluno se encontra. O problema é que muitas vezes a instituição desconhece o aprendizado que já obtido antes da escola. A prova servirá como amostragem de como podemos intervir de forma eficaz na educação dessa criança", acredita Francisca.

Autor

Bartira Betini


Leia Políticas Públicas

José Vicente fala sobre políticas públicas

Políticas públicas efetivas para o mundo atual

+ Mais Informações
Deputados avaliam criar comissão especial para o PNE

Deputados avaliam criar comissão especial para o PNE

+ Mais Informações
Resultados foram apresentados pelo Inep

Inep divulga dados que medem a qualidade do setor

+ Mais Informações
Presidentes Semesp

Polo aglutinador das IES, Semesp comemora 45 anos

+ Mais Informações

Mapa do Site