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Aulas invertidas são questionadas sobre real aprendizagem

114 estudos sobre essa metodologia mostram pequeno retorno para grande esforço

Publicado em 02/02/2021

por The Hechinger Report

sala-de-aula-invertida-1 Foto: Freepik||David CD van Alten,

Por Jill Barshay*: Em uma sala de aula invertida, os alunos assistem a aulas em vídeo antes da aula e usam o tempo dela para trabalhar em tarefas e projetos em grupo. É “invertido” porque é o oposto da estrutura tradicional em que os alunos aprendem primeiro com as instruções do professor em sala.

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Os defensores acreditam que os alunos aprendem mais quando o
tempo da aula é passado aprendendo ativamente em vez de ouvir passivamente. Salas de aulas invertidas também liberam tempo para os professores ajudarem os alunos individualmente, como um tutor faz. 

Na última década, a inversão se espalhou pelas classes dos EUA, desde os campi das faculdades das cidades até as escolas primárias suburbanas. Mas, como muitas tendências na educação, a novidade apareceu antes que as evidências aumentassem. 

Agora, há um conjunto significativo de pesquisas para responder à questão de saber se os alunos aprendem mais. A resposta nada assombrosa de mais de 100 estudos de salas de aulas invertidas é sim, mas apenas ligeiramente.

sala de aula invertida
Foto: Freepik

 Impulso?

“Minha mensagem é que poderia ser melhor”, disse o pesquisador David CD van Alten, referindo-se a uma sala de aula invertida, em uma entrevista por e-mail. “Mas somente quando for apropriadamente projetado.” Van Alten, um estudante de doutorado, liderou a equipe de pesquisa da Universidade de Utrecht, na Holanda, que conduziu a maior meta-análise até hoje de salas de aulas invertidas no mundo.

A análise de van Alten foi publicada em novembro de 2019 na revista Educational Research Review e confirma o impulso relativamente pequeno para a aprendizagem que as análises anteriores encontraram para salas de aulas invertidas em 2017, 2018 e 2019. Vale a pena prestar atenção à análise mais recente, não apenas para entender quando as salas de aulas invertidas são mais bem-sucedidas, mas também por suas percepções sobre o trabalho independente (ou instrução assíncrona) e sessões ao vivo (ou instrução síncrona) durante o aprendizado remoto do coronavírus.

A maioria das avaliações de salas de aulas invertidas considerou cursos de matemática e ciências em faculdades dos Estados Unidos. 

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Há pesquisas menos rigorosas nas escolas secundárias e nas séries iniciais. Na pesquisa existente, alguns estudos descobriram que os alunos aprenderam muito mais em uma sala de aula invertida do que na forma tradicional, ouvindo palestras em sala de aula e fazendo a lição de casa depois. 

No entanto, outros estudos concluíram que os alunos foram prejudicados e aprenderam menos em uma sala de aula invertida. E muitos estudos não encontraram nenhuma diferença entre as duas abordagens. A análise da Universidade de Utrecht, de todos os resultados mistos de 114 estudos de 2006 a 2016, descobriu que salas de aulas invertidas tendem a aumentar o aprendizado dos alunos em uma pequena quantidade.

Na prática

Os resultados estatísticos de diferentes estudos são difíceis de traduzir, mas os pesquisadores calcularam que o benefício médio de aprender em uma sala de aula invertida era semelhante a obter 586 em um teste de matemática padronizado quando a pontuação média é 550. Em outras palavras, 64% dos alunos em uma sala de aula invertida tendem a superar a pontuação média de uma sala de aula tradicional. 

sala de aula invertida resultados
David CD van Alten, da Universidade de Utrecht, na Holanda

Um insight é a importância de preservar o tempo de instrução presencial. Em 14 dos testes em sala de aula invertidos, o tempo cara a cara foi reduzido e os alunos aprenderam menos. 

O “poder da aprendizagem invertida”, de acordo com van Alten, não vem do fato de os alunos assistirem a vídeos instrucionais em seu lazer, mas de dar aos alunos muito tempo de aula para aplicar o que estão aprendendo e praticar. Reduzir o tempo das aulas reduz diretamente o tempo gasto na aprendizagem ativa. 

Retorno no aprender

Na prática, as aulas ao vivo não desapareceram completamente das salas de aulas invertidas. Instrutores em 53% das salas de aulas invertidas ainda deram explicações na frente de toda a classe. Os pesquisadores as descreveram como “microaulas” para abordar algo em um questionário ou uma tarefa que confundiu muitos alunos.

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Nenhuma das avaliações da turma invertida envolveu cursos online, mas van Alten disse que vale a pena considerar a inversão da sala de aula durante a pandemia de instrução remota. 

Ele disse que fazer os alunos assistirem a vídeos de instrução em seu próprio horário, de forma assíncrona, durante o aprendizado remoto está funcionando bem. Mas projetar boas atividades de aprendizado para os alunos fazerem juntos no Zoom é mais complicado. “Isso pode ser feito online, mas é um grande desafio para professores (e alunos) dar forma a boas atividades de aprendizagem ativa em um ambiente remoto / online”, disse van Alten. “A interação às vezes é difícil de conseguir.”

Mais observações

A pesquisa em sala de aula invertida aponta para a importância de reunir alunos e professores para sessões de vídeo ao vivo. E sugere que pode ser um uso inteligente desse tempo de aprendizado síncrono para que os alunos resolvam problemas ou trabalhem juntos em um projeto em grupo. 

Os questionários extras eram outra característica das salas de aulas invertidas. Os questionários atraem os alunos a assistir e prestar atenção às aulas em vídeo antes. Muitos estudantes não têm disciplina ou motivação para fazer esse “dever de casa” de outra forma e acabam pulando totalmente as explicações do professor. Os questionários também forçam os alunos a relembrar informações dos vídeos das aulas e indicam que a repetição os ajuda a reter o que precisam aprender. 

Infelizmente, os questionários podem consumir um tempo precioso face a face, o que anula o propósito de virar a sala de aula. Van Alten recomenda incorporar questionários aos vídeos, por exemplo, usando software de instrução gratuito como o edpuzzle para evitar perda de tempo da aula com eles. 

Atrativos

A criação de palestras em vídeo multimídia, a redação de questionários adicionais e a concepção de tarefas de aprendizagem ativa exigem um enorme investimento de dinheiro e tempo. Está longe de ser claro que os benefícios potenciais da aprendizagem para os alunos, que são pequenos de acordo com esta meta-análise, valem o esforço. 

Usar palestras longas e gravadas anteriormente é considerado um “golpe ruim”, disse van Alten, explicando que é difícil cortar atalhos ou confiar em vídeos gratuitos disponíveis no mercado e obter bons resultados. Inverter uma sala de aula de maneira adequada é um esforço tão grande que van Alten não recomenda que os professores façam isso por conta própria, mas trabalhem juntos em equipe. 

Salas de aulas invertidas prometem, mas claramente precisam de muito planejamento para funcionar de maneira eficaz. 

*Esta história sobre a pesquisa em sala de aula invertida foi escrita por Jill Barshay e produzida pelo The Hechinger Report , uma organização de notícias independente e sem fins lucrativos  nos EUA com foco
na desigualdade e inovação na educação. 

Leia também:

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Autor

The Hechinger Report


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