my site my site my site

Soluções na nuvem oferecem agilidade, economia e escalabilidade

Instituições de ensino superior ao redor do mundo fazem história no mercado educacional usando computação em nuvem com qualidade na experiência do usuário e segurança

SHARE
, / 0

No mercado desde 2006, as soluções de cloud computing são ferramentas fundamentais para a transformação digital de uma universidade, ressalta o líder de vendas de Educação, Governo e Organizações sem fins lucrativos da Amazon Web Services no Brasil, Paulo Cunha.

Em 2017, a Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, instalou dispositivos de som que interagem com a voz dos estudantes pelo campus e dormitórios. Os alunos podiam fazer perguntas e ter respostas, criar lembretes e até realizar pesquisas na internet utilizando recursos de inteligência artificial.

Já na instituição California Polytechnic State University (Cal Poly), o problema com a retenção de alunos foi solucionado por um poderoso algoritmo. Com ele, em três semanas de aula, os gestores conseguem determinar – com 80% de acerto –, quais estudantes vão concluir o curso.

No Brasil, também há casos de bons resultados com a implementação dessas ferramentas. A Faculdade Anhanguera teve economia com a hospedagem, com redução de custos e aumento da segurança, que trouxe mais confiança ao usuário final das aplicações.

O grupo Kroton registrou aumento da capacidade do seu sistema de e-learning – um upgrade de até 120%. O grupo Eniac inovou toda sua estrutura e ganhou mais agilidade ao utilizar a nuvem, além de cortar os gastos em 30%.

“Sem a nuvem, você não complementa a necessidade de recursos de tecnologia e inovação do seu cliente, pois o mercado exige agilidade com interação e qualidade, como é o caso das demandas do EAD, por exemplo”, cita Cunha.

Uma extensão da instituição

“A transformação digital começa a partir do momento que você dá um poder de mobilidade para um estudante, o professor e os próprios pais; sendo assim, no final do dia, o usuário final é quem puxa a necessidade de se transformar – e a educação  também passa por esse momento disruptivo”. Esse vínculo pode ser tanto em sala de aula, na biblioteca, em casa, nas opções de EAD ou ensino híbrido. “Você estende a universidade para o aluno”, reforça o líder.

Utilizando a nuvem da AWS, o gestor ainda pode usufruir de um amplo portfólio de serviços com soluções de Banco de dados, Armazenamento, Big data, Analytics, Machine learning, Inteligência artificial, entre outros.

Em linhas gerais, com a computação na nuvem, a instituição educacional, pode ter recursos de Tecnologia da Informação (TI) pela internet. “É preciso oferecer um ambiente digital adequado, estável e com alta disponibilidade – a nuvem oferece essa garantia”, comenta Cunha.

Facilidade em aumentar e reduzir a capacidade

“Funciona como energia elétrica, através da nuvem, você consegue alocar, reservar e garantir essa capacidade que é elástica para demandas maiores ou menores, de acordo com seus projetos, por exemplo o período de matrícula das universidades, pagando apenas pelo que for utilizado”, diz.

Os clientes contam com o compromisso fundamental de segurança compartilhada da AWS. “Todo o tipo de dado que entra na nuvem é acessado, exclusivamente, pela instituição e quem ela designar – sendo que a Amazon não pode ser uma das designadas”, garante.

Do ponto de vista da atuação no mercado, o líder de vendas explica que 95% das demandas recebidas pela AWS vêm da necessidade de clientes que os procuram.

“Isso é interessante, pois significa que estamos entregando não aquilo que nós determinamos, mas o que o mercado de educação está precisando”, conclui.

Para saber mais clique aqui.

soluções na nuvem

Foto: Shutterstock

Leia também:

Saiba as tendências que vão impactar a educação

Comentários

comentários

 blog.aidol.asia youngteens.net a-coon.com

PASSWORD RESET

LOG IN