Estácio abre inscrições gratuitas para programa de alfabetização e letramento

Aulas são dadas pelos licenciandos da instituição e são voltadas também para resoluções de problemas matemáticos e letramento midiático e informacional

SHARE
, / 0

As inscrições gratuitas para as turmas deste ano do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos da Estácio já estão abertas. A iniciativa, criada em 2018, já atendeu mais de 500 alunos e surge como uma alternativa para o grave problema do analfabetismo, que atinge 1,3 milhão de pessoas de 15 anos ou mais, segundo dados do IBGE de 2019.

Leia:Senac lança programa gratuito de preparo profissional

As aulas têm duração de quatro meses, duas vezes por semana, duram três horas por dia e acontecem no período noturno. Os professores são os estudantes dos cursos de licenciaturas da Estácio, como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática, que contam com apoio do corpo docente da instituição.

Aliás, além de um domínio básico de leitura e escrita, o curso também tem como objetivo desenvolver a capacidade de resolução de problemas matemáticos e o uso crítico de informações veiculadas pelas mídias, o letramento midiático e informacional.

alfabetização adultos
Foto: Shutterstock

Cidadania

O Programa, que acontecia apenas em Carapicuíba, passa este ano a ser aplicado também em Interlagos, ambas as regiões localizadas em São Paulo.

Segundo Cláudia Romano, vice-presidente de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação da Estácio, a meta é levar a iniciativa a todas as unidades da instituição no Brasil. “Estamos alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da ONU. Queremos combater o analfabetismo e erradicá-lo no entorno de nossos campi. Os dados do IBGE nos mostram que a batalha ainda é bem grande”, explica.

Leia: Por que investir na felicidade dos alunos

A saber, conhecendo a realidade dos participantes, a coordenadora do programa, Alexandra Witte, aconselha os amigos e familiares a incentivarem a pessoa analfabeta a ingressar no curso e, se possível, acompanha-la à unidade para conhecer a atividade. “Neste momento, é fundamental que conhecidos e familiares os incentivem a dar este primeiro passo”, defende.

Agenda 2030

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), busca garantir que todas as meninas e meninos sejam alfabetizados até 2030 — incluindo uma parcela dos adultos — e com acesso a uma educação básica de qualidade. Em resumo, ao todo, são 17 ODS e 169 metas que lutam pela garantia dos direitos humanos e ainda o alcance da igualdade de gênero e o empoderamento das meninas e mulheres.

Serviços de alfabetização e letramento

Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos   

Os interessados podem tirar suas dúvidas na sala de matrícula das unidades participantes ou na central de atendimento pelos telefones 0800 880 6767 ou 4003 6767.

Mais informações no site www.estacio.br/alfabetizando

Unidades

Carapicuíba – Av. Francisco Pignatari, nº 630

Interlagos – Av. Jangadeiro, nº 111

Leia também:

Projeto de professor de Ciências Biológicas leva conhecimento para comunidades rurais e indígenas

Número de alunos com deficiência está em expansão nas instituições de ensino superior

Artigos relacionados

Comentários

comentários

 youjizz

best replica watches

  blog.aidol.asia youngteens.net a-coon.com

PASSWORD RESET

LOG IN