NOTÍCIA

Ensino edição 225

Aprendizagem entre pares

Para corresponder às altas expectativas dos CEOs que se inscrevem em programas de formação, UC Semesp recorre aos ensinamentos de outras lideranças

Publicado em 17/01/2018

por Marleine Cohen

gestores2 Marcelo Silva, ex-CEO do Magazine Luiza: lições que podem ser aplicadas em outros setores

Marcelo Silva, ex-CEO do Magazine Luiza: lições que podem ser aplicadas em outros setores

Os presidentes e aqueles que ocupam os cargos mais altos nas instituições de ensino também têm necessidade de se atualizar, porém, não é simples desenvolver um programa de formação que atenda às suas necessidades e interesses. Uma experiência exitosa, contudo, sugere que os CEOs têm interesse em aprender com seus pares, mesmo que estes venham de outros setores.

Marcelo Silva, ex-diretor-presidente do Magazine Luiza, atraiu dezenas de líderes educacionais quando apresentou o workshop “Quem é e o que faz o dirigente estratégico – Se ele não fizer, ninguém faz”, na Universidade Corporativa Semesp.

Frei Thiago Alexandre Hayakawa, diretor-presidente da Casa de Nossa Senhora da Paz, mantenedora da Universidade São Francisco, esteve presente no evento e considerou positiva a “possibilidade de entremear os projetos e ações da nossa IES com a experiência vivenciada por uma liderança estratégica de outro setor da economia”.

Baseado em dados da Ernst & Young, segundo os quais apenas 40% das IES de núcleo familiar passam para a segunda geração e menos de 7% delas para a terceira, Marcelo Silva tratou da questão da profissionalização dos executivos do ensino superior sob o olhar do empresário: “Empreendedores do ensino são em geral professores que entendem de dar aula. Mas, com o crescimento do negócio, eles precisam de conhecimentos mais específicos: logística, marketing, controladoria, tecnologia. Se a instituição não prepara sua governança, ela acaba tendo problemas”, advertiu, lembrando que as divergências entre familiares e executivos do mercado no tocante à condução do negócio são apenas a ponta de um iceberg. “A evolução dos métodos de ensino demanda tecnologia que somente profissionais da área podem trazer”, exemplifica.

Com carga horária de 8 horas-aulas, o workshop foi o primeiro do Programa de Desenvolvimento de CEO e de Dirigentes Estratégicos, desenvolvido especialmente para diretores, pró-reitores, vice-reitores, reitores, CFOs, CEOs e mantenedores de IES. Além da apresentação de Marcelo Silva, o workshop também contou com a participação de João Brandão, coordenador do módulo de Liderança e Alto Desempenho do programa CEO-FGV. Ele abordou conteúdos como “Desafios e armadilhas para a obtenção de resultados de alta performance”, “Competências da liderança” e “Vocação e Talento”.

Os participantes também realizaram exercícios práticos de identificação de fatores críticos do papel do dirigente estratégico e trabalharam com alguns cases em dinâmica de grupos. A boa receptividade ao programa garantirá novas apresentações.

Autor

Marleine Cohen


Leia Ensino edição 225

conic2

As ideias inovadoras dos alunos de graduação

+ Mais Informações
Instituições de ensino buscam fontes alternativas de financiamento

Instituições de ensino buscam fontes alternativas de financiamento

+ Mais Informações
pratica

Inclusão na prática

+ Mais Informações
australia

Aprendizagem ativa na Austrália

+ Mais Informações

Mapa do Site