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Educação no Mundo

Estudantes de escolas públicas na América Latina perdem um dia de aula por semana

Pesquisa do Banco Mundial envolveu três mil escolas em sete países

Publicado em 08/09/2014

por Marina Kuzuyabu

Gustavo Morita
Na América Latina, baixa produtividade resulta em um dia a menos de aula por semana

A cada semana, os estudantes das escolas públicas na América Latina e no Caribe são privados do equivalente a um dia de aula, segundo o relatório Grandes professores: como melhorar o aprendizado dos estudantes na América Latina e no Caribe, do Banco Mundial. A pesquisa, que envolveu três mil escolas primárias e secundárias em sete países latino-americanos, incluindo o Brasil, descreve como a falta de professores, a sua má formação, o baixo nível de competência e de remuneração, assim como uma administração escolar deficiente, fazem com que os estudantes sejam prejudicados com menos horas de aula. No Brasil, que registrou o segundo melhor nível depois da Colômbia, apenas 64% do tempo é dedicado efetivamente ao ensino. Segundo a autora do relatório, Barbara Bruns, “quase todos os países da região parecem estar presos a um equilíbrio de baixo nível de padrões inferiores de entrada no ensino, salários relativamente baixos e indiferenciados, ensino deficiente na sala de aula e parcos resultados educacionais”, o que implica que “a mudança para um equilíbrio de alto nível será difícil, mas constitui um esforço que a região não pode se permitir adiar”.

Autor

Marina Kuzuyabu


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