NOTÍCIA

Ensino edição 230

Formação continuada em matemática

Pesquisa com quase 2 mil docentes da disciplina revela temas e métodos de ensino preferidos para cursos de especialização

Publicado em 18/07/2018

por Redação Ensino Superior

Instituto Singularidades: aulas, discussões e palestras com especialistas convidados para discutir o conteúdo da Base Nacional Instituto Singularidades: aulas, discussões e palestras com especialistas convidados para discutir o conteúdo da Base Nacional

matemática

Uma pesquisa realizada com 1.838 professores da educação básica que lecionam matemática mostrou que, nos últimos dois anos, 56% deles buscaram formação continuada na disciplina. Dentre os que não fizeram, 85% afirmaram que gostariam de ter feito. O valor dos cursos é o que mais impede a continuidade dos estudos (39%), seguido pela falta de tempo (34%). Esses dados estão na pesquisa Eu ensino matemática: a formação continuada que quero, realizada pela Mathema, instituição que desenvolve métodos pedagógicos para o ensino da disciplina, e a Rede Conhecimento Social, ligada ao Instituto Paulo Montenegro.

Os docentes entrevistados também apontaram o que gostariam de estudar nos programas de especialização e pós-graduação. Questionados sobre conteúdos específicos de interesse, 70% disseram ser muito importante conhecer as contribuições da neurociência para o ensino e a aprendizagem da disciplina.

Na seara de métodos e recursos, o que mais os educadores querem aprender são práticas diferentes de ensino e maneiras de trabalhar a matemática de maneira inter e transdisciplinar. Os entrevistados também responderam como querem estudar. Os cursos presenciais são a preferência de 43%, enquanto os semipresenciais foram escolhidos por 33%. As formações on-line ficaram com 23% de participação.

Quanto à duração dos cursos, 44% dos docentes disseram preferir os programas de longa duração (mais de 30 horas). Os de média duração (9h a 30h) ficaram com 40%, e os de curta duração (3h a 8h) com 15%.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino edição 230

inovacao

Por que algumas instituições conseguem inovar e outras não?

+ Mais Informações
educacao

Entenda o que mudou nos cursos de especialização

+ Mais Informações
inadimplencia

Inadimplência no ensino superior deve crescer

+ Mais Informações
ead

Suporte tecnológico para crescer

+ Mais Informações

Mapa do Site