Em sua quinta edição, o Prêmio Top Educação cresce junto ao mercado de produtos e serviços educacionais e reconhece as 21 marcas mais lembradas do segmento
Marcas que ficam
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A sobrevivência de micro e pequenas empresas passa, como mostram pesquisas sobre o tema, por um período crítico. Ele vai de sua fundação até os dois primeiros anos de vida, percurso em que metade delas costuma fechar as portas. Até o quarto ano, 60% deixam de existir. Com os prêmios, a trajetória não é muito diversa, apesar de os motivos, tantos os que levam à mortalidade como à prosperidade, serem diferentes. No caso destes últimos, o que mais importa é a relevância em relação ao setor ao qual se destinam e o grau de reconhecimento que proporcionam aos premiados.
Ao chegar à sua quinta edição, o Prêmio Top Educação dá mostras de ter superado os anos iniciais de incertezas e de se estar consolidando como uma ação de referência no meio educacional. É o que atestam os 210 mil votos da edição deste ano, que escolheram suas marcas favoritas no setor em votação via internet, número cerca de 5% superior ao da quarta edição, o que consolida a iniciativa como uma das premiações com maior participação espontânea do setor no Brasil.
Os internautas escolheram suas empresas preferidas do mercado de educação em 21 categorias, dos sistemas de ensino aos móveis escolares, passando pelos editores de livros didáticos e paradidáticos. Entre os vencedores, predominam marcas que já foram eleitas em outros anos como Saraiva, Dell, Microsoft, por exemplo, e novidades como o Yázigi, que ganhou na categoria "Intercâmbio Cultural". A relação completa de categorias e ganhadores está nas próximas páginas desta edição.
Edimilson Cardial, fundador e presidente da Editora Segmento, primeira a focar publicações que tratavam especificamente de educação, lembra que, nos 16 anos de empresa, observou o tema se tornar a maior agenda política nacional. "Hoje, há uma consciência de que a educação é o caminho para o país tirar o seu atraso. Nesse período, mudou de forma absolutamente radical a maneira como se prioriza a educação", afirma. Quando a revista Educação foi lançada, em 1997, o tema ainda não era prioritário. "Detectamos a oportunidade de fazer uma revista para um mercado que tinha tudo para crescer, em função das demandas do país. Dali para cá, só vimos isso se confirmar e hoje observamos que o maior desafio do Brasil para os próximos 15 anos é dar um salto na qualidade da educação. Premiar os melhores é uma forma de estimular esse movimento."
Um indicador para a elevação dessa qualidade da oferta educacional é a percepção em relação às empresas que trabalham com serviços e produtos para o setor. As premiações ajudam a consolidar essa percepção, quando positiva.
"São um excelente estímulo ao crescimento da educação na medida em que reconhecem quem trabalha no setor e prestam um ótimo serviço de informação para as pessoas escolherem de quem comprar", observa Ryon Braga, da consultoria Hoper Educacional. As marcas de empresas do setor estão diretamente relacionadas à qualidade da educação, porque as mais lembradas pelo consumidor, como é o caso das vencedoras do prêmio, sofrem a pressão para oferecer cada vez mais produtos e serviços melhores visando manter seu público. Ao mesmo tempo, os demais negócios investem para melhorar seu desempenho e competir com as "tops". Como resultado, produtos e serviços de melhor qualidade pressionam igualmente pela melhoria da qualidade do ensino. "Uma marca é lembrada por dois atributos: a qualidade do serviço prestado e os valores agregados, os diferenciais que ela possui. Ou seja, uma marca é lembrada quando tem uma qualidade acima da média daquilo que se espera dela", explica Braga.
Para a especialista em marketing para empresas de educação Luciane Chiodi, presidente da consultoria ABC Branding, a marca no setor da educação é um elemento fundamental para garantir a qualidade dos produtos e serviços, porque a instituição precisa firmar um compromisso com seu público. "A marca é uma promessa. Então a empresa tem de entregar aquilo que se propõe a fazer, um produto de qualidade para, como consequência, ficar com uma boa imagem no mercado", afirma.
Universo em expansão
Apesar de ainda lutar contra inúmeros desafios, a educação recebe cada vez mais investimentos no Brasil, tornando-se mais profissionalizada e aberta ao capital financeiro – goste-se ou não disso. Romualdo Portela de Oliveira, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), mostra, em artigo apresentado na reunião anual de 2009 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), que em 2007 foram feitas 19 aquisições e, em 2008, 41 (de janeiro a setembro), o que movimentou um mercado de bilhões de reais. Após queda em 2009, como consequência da crise financeira mundial, o mercado educacional voltou a ficar fortemente aquecido em 2010, com a venda do Sistema Anglo de Ensino à Abril Educacional, do Sistema COC à britânica Pearson Education e do curso Universitário para o fundo de investimentos americano Buffalo.
Oliveira observa, ainda, que dados de dezembro de 2008 estimam que o ensino privado movimentou R$ 90 bilhões naquele ano, o equivalente a aproximadamente 3% do PIB da época. Em comparação aos R$ 10 bilhões movimentados em 2001, o crescimento é bastante significativo.
A evolução do mercado educacional é visível e só tende a acelerar-se nos próximos anos. "Se levarmos em conta que até 2007 não tínhamos nenhuma instituição de ensino com ações na bolsa e que hoje é crescente o investimento público na educação, assistimos à reversão de uma curva, porque ficamos praticamente dez anos sem aumentar os gastos em educação e agora a tendência é que isso entre na agenda. Hoje temos diversas pessoas diagnosticando o desenvolvimento desse mercado de educação como um entrave importante a ser solucionado para desenvolver o país", aponta Oliveira.
Os maiores avanços no setor nas últimas duas décadas ocorreram na universalização do ensino fundamental e na inclusão das classes sociais C e D no ensino superior. Essa expansão não foi importante apenas para aumentar o acesso à educação, mas pelo maior nível de demanda aos prestadores de serviço. Com um novo mercado consolidado, o próximo passo é fazer com que a qualidade dos serviços – privados e públicos – se generalize para que a educação passe a dar as respostas de que o país precisa. Como em outros setores, é de esperar que haja uma depuração natural. Restará quem atender às expectativas da sociedade. E aqueles que, ao mesmo tempo, tiverem marcas fortes.
Confira nas próximas páginas os finalistas e ganhadores do Top Educação 2010.
CATEGORIAS E VENCEDORES |
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Fornecedores de material didático e serviços para escolas da rede privada |
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humano e à construção de um futuro melhor para o país por meio da educação. |
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"Mais uma vez, a comunidade escolar confirma e reconhece a qualidade do trabalho que desenvolvemos nesses 31 anos de atuação na área educacional. Isso nos dá condições de atuar como um porto seguro para nossos clientes, em um momento de grandes mudanças no setor." Ruben Formighieri – diretor-superintendente da Editora Positivo |
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2 – Sistema de Ensino para Rede Pública Fornecedores de material didático e serviços para redes públicas de ensino |
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Nome da empresa: Editora FTD
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"Sentimo-nos privilegiados por pertencer a este seleto grupo de editoras que mais uma vez têm o seu trabalho reconhecido. Para nós, uma empresa jovem, tem um sabor ainda mais especial."
Marcos Teramoto –
supervisor comercial nacional da FTD. |
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3 -Escola de Idiomas Instituições dedicadas ao ensino de línguas estrangeiras |
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Nome da empresa: CCAA |
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"Este prêmio é o reconhecimento da nossa qualidade e do trabalho que desenvolvemos. É um mercado tão segmentado e com tantos cursos de pequeno porte que essa premiação só vem reforçar que o CCAA, através do seu método exclusivo, se mantém entre os íderes desse mercado tão amplo." diretor de marketing do Grupo CCAA |
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4 – Editora de Livro Didático para o Ensino Fundamental Empresas voltadas à produção de livros didáticos do ensino fundamental (1ª a 8ª série) |
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Nome da empresa: Editora Moderna |
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"O prêmio Top Educação é um reconhecimento ao conteúdo de qualidade que produzimos, que auxilia no aprendizado dos estudantes e contribui para os professores atingirem seus objetivos de ensino. Procuramos inovar sem abrir mão da experiência dos bons educadores." Miguel Thompson – diretor de marketing da Editora Moderna |
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5 – Editora de Livros Paradidáticos e Infanto-Juvenis Empresas voltadas à produção de livros paradidáticos e/ou infanto-juvenis |
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Nome da empresa: Editora Saraiva |
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"Recebemos com orgulho a notícia dos dois prêmios que destacaram nossa marca. Eles simbolizam o reconhecimento dos nossos esforços para atender um mercado educacional cada vez mais competitivo e exigente. Apoiamos plenamente esta iniciativa da revista Educação."
José Luiz Próspero – |
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6 – Livraria Comércio de livros |
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Nome da empresa: Livraria Saraiva |
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"Apostamos em um acervo que englobe todas as possibilidades de entretenimento e acesso à informação. Esse prêmio é a prova de que estamos no caminho certo e sabemos nos diferenciar da concorrência." |
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7 – Editora de Livro Didático para o Ensino Médio Empresas voltadas à produção de livros didáticos do ensino médio (1º ao 3º ano)
Editora Saraiva |
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8 – Fabricante de Computadores |
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Nome da empresa: Dell |
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9 – Portal Educacional Site com informações, fóruns e destaques ligados exclusivamente à educação |
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Nome da empresa: Ministério da Educação (MEC) |
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10 – Sistema de Gestão Escolar Fabricante de programas (softwares) de soluções integradas para escolas e universidades |
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Percentual de votos no segmento As 3 tops do segmento Sistema de Microsoft e AIX |
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diretor de Educação da Microsoft Brasil |
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Empresas que desenvolvem tecnologia para o setor de educação Microsoft |
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12 – Instituição de Ensino de EAD – Educação a Distância Instituições dedicadas ao ensino a distância (via internet, via |
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Nome da empresa: Grupo Educacional Uninter Percentual de votos no segmento
Estratégia: |
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"O Prêmio Top Educação representa o reconhecimento do trabalho competente de uma equipe inteira que se dedica a levar conhecimento e uma educação de qualidade para todo o país."
Shiderlene Almeida – |
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13 – Instituição de ensino de Pós-Graduação Instituições com cursos de especialização e pesquisa acadêmica na área de educação (pós-graduação lato sensu e estrito sensu, MBA etc.) |
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14 – Turismo Educacional Empresas que promovem passeios organizados para estudantes a museus, parques, |
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Nome da empresa: Sesc São Paulo |
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15 – Acampamentos Empresas responsáveis por acampamentos para crianças e jovens em idade escolar |
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Nome da empresa: NR Acampamentos
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"O Premio Top Educação é de grande importância por significar o reconhecimento dos nossos clientes quanto à qualidade dos programas e atendimento realizados pelo NR Acampamentos."
Marco Antônio Vívolo –
diretor da NR Acampamentos
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16 – Intercâmbio Cultural Agências que promovem intercâmbio de estudantes para outros países |
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Nome da empresa: Yázigi Travel |
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"Receber o prêmio da revista Educação através do voto de seus leitores consolida um trabalho sério realizado junto à rede de Idiomas Yázigi Internexus, trazendo inovação e qualidade. Promover educação, no Brasil ou nas dezenas de países que colhem nossos estudantes, para aprimoramento de habilidades ou aprendizado de idiomas, é uma missão."
Maura Leão –
diretora-sócia Yázigi Travel |
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17 – Merenda Escolar / Refeições Coletivas
Empresas responsáveis pela produção e/ou distribuição de merendas e refeições em escolas privadas e/ou públicas< |
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Nome da empresa: Coan Estratégia: Oferecer alimentação saudável, com produtos e serviços |
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"O Top Educação é o reconhecimento desejado por todos aqueles que dão atenção especial ao desenvolvimento de crianças e jovens brasileiros. Sentimo-nos honrados por receber esta distinção tão importante para o mercado educacional."
Marcelo Melo – diretor administrativo e fnanceiro da Coan |
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18 – Equipamentos para Laboratórios Fabricantes de materiais e equipamentos para serem usados em laboratórios de |
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Nome da empresa: Positivo Informática |
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"A divisão de Tecnologia Educacional da Positivo informática reconhece a importância do prêmio Top Educação que, há cinco anos, visa prestigiar e reconhecer empresas do segmento educacional em todo o Brasil." |
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19 – Móveis Escolares Fabricantes de móveis para escola como carteiras, cadeiras etc. |
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20 – Fabricante de Material Escolar Fabricantes de materiais escolares, como cadernos, canetas, mapas, réguas etc. |
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Nome da empresa: Faber-Castell de escrita sofisticados |
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"O Prêmio Top Educação representa o reconhecimento pela dedicação de todos os colaboradores por cada ação e produto desenvolvido. Recebê-lo mostra que os nossos esforços contribuem para a educação."
Elaine Mandado – Gerente de Marketing Faber-Castell
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21 – Ação Social Ações realizadas em escolas ou comunidades, por ONGs, fundações e institutos empresariais ou indivíduos |
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Nome da empresa: Amigos da Escola Percentual de votos no segmento: 61,5% |
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