Notícias

Memória seletiva

Em sua quarta edição, Prêmio Top Educação supera os 200 mil votos e se consolida como mecanismo de reconhecimento das organizações que atuam no setor

Publicado em 10/09/2011

por Felipe Falleti

Confira os vencedores por categoria


1.


Sistema de ensino



2.


Sistema de ensino para a rede Pública



3.


Escola de Idiomas



4.


Editora de Livro Didático para Ensino Médio



5.


Editora de Livro Didático para Ensino Fundamental



6.


Editora de Livro Paradidáticos e Infanto-juvenis



7.


Livraria



8.


Fabricante de Computadores



9.


Empresa de Tecnologia



10.


Sistema de Gestão Escolar



11.


Intercâmbio Cultural



12.


Instituição de Ensino de Pós-Graduação



13.


Instituição de Ensino EAD



14.


Turismo Educacional



15.


Portal Educacional



16.


Merenda Escolar



17.


Acampamentos



18.


Móveis Escolares



19.


Equipamentos para Laboratórios



20.


Ação Social



21.


Material Escolar


Uma marca forte, consolidada e reconhecida é um patrimônio difícil de ser mensurado objetivamente por seus detentores. Difícil, porém, aquele que não tenha a dimensão de sua importância para fazer decolar novas iniciativas, gerar novas parcerias e atrair colaboradores e consumidores. O Prêmio Top Educação, que chega neste ano à sua quarta edição, nasceu como uma tentativa de fornecer ao segmento uma indicação clara de quais são as marcas mais reconhecidas por quem atua no setor. E, a julgar pela evolução de sua importância, o próprio prêmio mostra que se está consolidando como referência. 

Uma demonstração dessa força está no número recorde de votantes. Para eleger as marcas vencedoras em 21 categorias, o site do prêmio recebeu em 2009 cerca de 200 mil votos. O volume é quatro vezes superior às 48 mil opiniões registradas na edição anterior. Para o diretor -geral da Editora Segmento, Luciano do Carmo, o expressivo número de votantes proporciona um importante balizamento para as empresas que atuam no mercado.

"O crescimento dos votantes a cada ano indica a importância do Top Educação como mecanismo de reconhecimento das marcas no meio. Além disso, a análise das empresas ganhadoras, se bem feita, aponta caminhos para uma atuação socialmente reconhecida nesse setor. Afinal, em educação, os valores que fazem uma marca ser reverenciada não são os mesmos de outros campos de atuação", afirma Luciano.

Segundo Rômulo Pinheiro, especialista em branding e vice-presidente da agência Africa, o peso das marcas no segmento educacional deve ser visto com especial relevância pelas empresas. "Quando falamos de ensino, o valor da marca é muito maior que em outros meios. Afinal, o nome da faculdade em que você estudou ou o local onde cursou um idioma estrangeiro, por exemplo, vai acompanhar o consumidor ao longo de toda sua vida, em seu currículo e história. O aluno torna-se uma espécie de embaixador da instituição e, por isso, é fundamental que as empresas do setor tenham marcas bem posicionadas, reconhecidas e associadas à qualidade e excelência", diz Rômulo.


Acréscimo de valor

Miriam Garrido, diretora do prêmio de mídias segmentadas da Associação Nacional dos Editores de Publicações (Anatec) lembra que premiações em torno de marcas têm o poder de fortalecer as empresas vencedoras e agregar valor aos produtos e serviços fornecidos pelas detentoras de marcas mais fortes. "Todo estudo ou prêmio feito com seriedade que reconheça a força de uma companhia ou instituição tem o potencial de elevar o valor de mercado de um grupo empresarial. Quando você vence um prêmio renomado, fortalece toda sua linha de produtos junto à cadeia de seu setor de atuação", afirma Miriam.

Na quarta edição do Top Educação, os destaques entre as empresas mais reconhecidas foram a Microsoft – que venceu em duas categorias (Tecnologia e Sistemas de Gestão Escolar), com larga vantagem sobre seus competidores, e o grupo Saraiva, único a faturar três prêmios (Editora de livro didático para ensino fundamental; Editora de livros paradidáticos e infanto-juvenis; Livraria). A Unopar foi outra empresa a levar dois troféus, nos segmentos Instituição de ensino de pós-graduação e Instituição de ensino de EAD.


Larga vantagem


Se a tônica foi de disputas equilibradas para indicar os vencedores, algumas empresas conquistaram o prêmio com ampla vantagem. Para vencer como marca mais lembrada em Empresa de Tecnologia, por exemplo, a Microsoft teve 68% dos votos. Já para ganhar como Sistema de Gestão Escolar, a companhia obteve incontestáveis 90% das indicações, o que deixa o segundo e o terceiro colocados com apenas 10% dos votos, uma vez que na fase final os votantes escolhem uma marca entre três opções.

Para Emílio Munaro, diretor de educação da Microsoft, a vitória nessas duas categorias reforça o compromisso da companhia em ampliar seus investimentos no setor. "Queremos investir sempre mais na inclusão digital e social, educação e desenvolvimento de economias locais, por isso, desde o início do ano, criamos no Brasil uma diretoria para a gestão das iniciativas Microsoft voltadas à educação. Essas iniciativas já representam 85% dos esforços de responsabilidade corporativa da companhia", diz Munaro.

Outras instituições que dominaram a votação em suas categorias foram o Ministério da Educação, como melhor Portal Educacional e a Faber Castell, como Fabricante de Material Escolar. O portal da instituição pública ficou com 88% dos votos, já a companhia alemã amealhou 70% das preferências em seu segmento.

Segundo Elaine Mandado, gerente de marketing da Faber Castell no Brasil, o reconhecimento dos votantes no prêmio Top Educação é resultado da atuação por décadas da companhia no Brasil e dos investimentos em políticas sustentáveis.  "Esse prêmio é um reflexo da dedicação que a empresa concentra na criação e desenvolvimento de produtos sustentáveis e de qualidade. Nosso compromisso em sempre pensar no melhor para o meio ambiente e para a sociedade também é, sem dúvida, um diferencial na memória do consumidor", diz Elaine. Já os representantes do MEC não quiseram se manifestar sobre o significado da escolha de sua página pelos votantes.


Mercado competitivo


Nilson Lepera, diretor de vendas da editora Saraiva, afirma que o reconhecimento é mais valioso em função da competitividade do mercado e da qualidade dos competidores. "Estamos radiantes com o prêmio, sobretudo porque o mercado dispõe de concorrentes altamente qualificados, o que valoriza nossa vitória", diz Lepera.

No total, 21 segmentos do setor educacional foram premiados. O número é idêntico às 21 categorias da premiação de 2008, porém mais do que o dobro do número de segmentos premiados em 2006, na primeira edição do Top Educação. Naquela oportunidade, apenas 10 categorias entraram na disputa.

Para vencer o prêmio, as marcas inscritas em cada categoria são submetidas a uma primeira fase de votação online, no site do Top Educação. As três marcas mais votadas são classificadas para uma segunda fase, em que se define o vencedor. A votação é livre, pela internet, e cada usuário pode votar uma única vez, nas categorias que quiser. Os eleitores não precisam votar em todas as 21 categorias.


Sistema de ensino


Positivo


58%

Fundada em 79, a Editora Positivo é especializada no segmento educacional. Com 7,5 mil colaboradores, está presente em mais de 3,8 mil escolas particulares e públicas do Brasil, além de fornecer material para colégios brasileiros no Japão. Também edita, publica e comercializa livros didáticos, paradidáticos e de literatura, além de atlas e dicionários, com destaque para o Aurélio.

”O prêmio é resultado da história que temos construído nesses 30 anos de atuação no cenário educacional e prova a credibilidade que adquirimos nesse período, por oferecer uma educação de qualidade por meio de produtos e serviços desenvolvidos por quem conhece a realidade da sala de aula. O Sistema Positivo de Ensino é o maior do país, está presente no
dia a dia de 510 mil alunos.”



Emerson Santos


, diretor-geral da Editora Positivo



Sistema de ensino para Rede Pública


FTD 46%


Fundada em 1902 por um grupo de irmãos maristas, a FTD faz em seu nome uma homenagem a Frère Théophane Durant, Superior Geral da Congregação Marista de 1883 a 1907. Com parque gráfico em Guarulhos (SP), tem distribuidoras espalhadas por todo o país. Para a editora, o prêmio é resultado direto de seus esforços para estreitar a relação com professores e na promoção de cursos e palestras voltadas para a excelência do ensino público.



Escola de Idiomas


CCAA 49%

Presente em todo o Brasil e com unidades na Argentina, Japão, Inglaterra e Portugal, atende atualmente 330 mil alunos e desenvolve conteúdo para o ensino de idiomas em livros impressos, além de material audiovisual, como CDs e DVDs.

”Um prêmio como o Top Educação é um reconhecimento dos nossos quase 50 anos de dedicação à criação de um sistema de ensino de alta qualidade. A força da nossa marca é uma consequência dessa dedicação. Nossos melhores agradecimentos à revista Educação, que com este prêmio nos estimula a trabalhar cada vez mais na busca da mais alta qualidade no ensino de idiomas.”



Ana Paula Salim


, presidente-adjunta da CCAA Idiomas



Editora de Livro Didático para Ensino Médio


Moderna 38%

Grupo que edita, publica e distribui livros didáticos, material de apoio e literatura. Desde 2001, integra o Grupo Santillana, um dos maiores do mercado mundial, com atuação focada na Europa e Américas. A Fundação Santillana, entidade destinada ao fomento da educação mantida pelo Grupo Santillana, vem realizando diversas ações, entre elas o apoio ao Congresso Internacional de Educação, ao Prêmio Vivaleitura, ao projeto Escolas de Valor e a seminários sobre educação.

”É uma honra voltar a figurar como uma das empresas mais lembradas. Essa lembrança é resultado da constante preocupação da Moderna em levar ao mercado produtos completos e inovadores. Isto é o que estamos fazendo hoje, integrando o livro didático tradicional e o meio digital. Parabéns à Editora Segmento por mais uma iniciativa que estimula o desenvolvimento da educação no Brasil.”



Miguel Thompson


, diretor de marketing e serviços educacionais da Editora Moderna



Editora de Livro Didático para Ensino Fundamental


Saraiva 45%

Líder no segmento de livros jurídicos e uma das maiores editoras no mercado de publicações didáticas e paradidáticas para ensino fundamental e médio do Brasil, a Editora Saraiva tem também soluções de ensino em meio digital e uma linha de produtos e serviços educacionais no segmento de apostilados. Fundada em 1914.

”Recebemos com alegria a notícia do prêmio Top Educação. A premiação é o reconhecimento de nossos esforços para atender um mercado educacional cada vez mais exigente. Escolas e professores compreendem que o mote da nossa campanha ´Soluções Didáticas Completas do jeito que você gosta´ não é somente figura de retórica. Buscamos nos diferenciar por meio de um catálogo completo e variado que conta com os melhores autores e editores, de dois selos editoriais – Saraiva e Atual. Investimos em assessoria pedagógica, portais de apoio educacional e equipes para atendimento presencial ou a distância ao professor.”



Nilson Lepera


, diretor de vendas da Editora Saraiva



Editora de Livro Paradidáticos e Infanto-juvenis


Saraiva 45%

”Nosso catálogo possui mais de mil títulos à disposição de pais, alunos e professores, que vão do infantil ao ensino médio, além de obras de literatura e de apoio ao estudo de história, geografia, matemática, ciências e inglês. A formação desse acervo se tornou possível graças à junção de vários matizes editoriais compostos de selos reconhecidos e premiados como Saraiva, Atual, Formato e, mais recentemente, Caramelo.”



Nilson Lepera


, diretor de vendas da Editora Saraiva



Livraria


Saraiva 59%

Com 94 anos de atividade, a Livraria Saraiva forma hoje a maior rede nacional de livrarias com operação em lojas físicas e um site de e-commerce (www.saraiva.com.br). Empresa de capital aberto – participa do Nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa e detém também a marca Siciliano, adquirida em 2008.

”É uma honra ver nossa livraria como a mais lembrada pelos consumidores. Reunimos uma série de atrativos em um mesmo ambiente como, por exemplo, um acervo completo e de qualidade, serviços que facilitam o dia a dia dos clientes e espaços dedicados ao lazer, além de uma equipe de funcionários altamente treinada. Outra preocupação nossa é o enriquecimento cultural do público. Sempre promovemos eventos relacionados ao nosso negócio.”



Marcílio D’Amico Pousada


, diretor-presidente da rede de livrarias Saraiva



Fabricante de Computadores


Dell 41%

Fundada em 1984 por Michael Dell, a companhia consagrou o modelo de vendas de computadores pessoais diretamente ao consumidor, sem o uso dos canais tradicionais de distribuição. Atualmente, vende máquinas pela web em 84 países, por meio de sites escritos em 20 línguas e dialetos.

”A Dell se sente honrada por receber, pela segunda vez, o prêmio Top Educação na categoria fabricante de computador. É um setor de extrema importância para a sociedade e também para a Dell, por isso nos esforçamos para oferecer produtos de qualidade, para assim atingirmos nosso objetivo maior, que é facilitar o uso da tecnologia para nossos clientes, e fazê-la instrumento para a melhoria do processo educacional.”



Ricardo Menezes


, gerente regional de vendas para área de Public da Dell



Empresa de Tecnologia


Microsoft 68%

A Microsoft é líder no fornecimento de softwares, serviços e soluções em tecnologia da informação. A companhia possui subsidiárias em 105 países e tem 91 mil funcionários mundialmente. Está presente no Brasil desde 1989, possuindo 13 escritórios regionais e 570 colaboradores.

”Estamos lisonjeados com os prêmios recebidos. A Microsoft é uma empresa comprometida com o desenvolvimento de comunidades no mundo, sempre estabelecendo um compromisso de longo prazo com os países onde se estabelece. Nossa crença na contribuição da tecnologia para o alcance do potencial pleno de pessoas, comunidades e corporações é a força propulsora da empresa para geração de inovação, educação e desenvolvimento de soluções que impactam a forma como o mundo se relaciona.”



Emílio Munaro


, diretor de educação da Microsoft Brasil



Sistema de Gestão Escolar


Microsoft 90%



Intercâmbio Cultural


Central de Intercâmbio 51%


Presente no Brasil desde 1988, mantém 60 lojas
no país e 400 especialistas em organizar viagens e cursos. Só no segmento de idiomas, a CI atua em 100 destinos, além de 12 países com opção de High School, estágios e trabalhos remunerados.



Instituição de Ensino de Pós-Graduação


Unopar 80%


Instituição de ensino com mais de três décadas de trabalho na educação. Caracteriza-se como centro de reflexão, estudos, debates, pesquisas e análise da realidade, questionando o tipo de profissional e de sociedade que deseja formar. De acordo com a instituição, oferece aos seus acadêmicos "uma moderna proposta de ensino, pesquisa e extensão, fruto de uma política acadêmica consciente do mundo atual e das novas necessidades do mercado de trabalho".



Instituição de Ensino EAD


Unopar 82%



Turismo Educacional


Sesc 79%

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma instituição de caráter privado, sem fins lucrativos e de âmbito nacional. Criado em 1946 por iniciativa do empresariado do comércio e serviços, que o mantém e administra, tem por finalidade a promoção do bem-estar social, do desenvolvimento cultural e da melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores desses setores.

”Receber o prêmio Top Educação por dois anos consecutivos na categoria Turismo Educacional revela o reconhecimento das ações do Sesc São Paulo e destaca o caráter educativo de nossas atividades.”



Danilo Santos de Miranda


, diretor regional do Sesc São Paulo



Portal Educacional


MEC 88%

O Ministério da Educação (MEC) é um órgão do governo federal fundado por decreto em 1930 pelo então presidente Getúlio Vargas. Atualmente, mantém um dos portais mais completos do governo federal reunindo serviços, informações e conteúdos para toda a cadeia envolvida no setor educação, de funcionários públicos, alunos, a instituições públicas e privadas.



Merenda Escolar


Nutriplus 60%

Criada em 1992, mantém centros de distribuição em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de atuar na Argentina, Chile, China, Paraguai, Uruguai e Portugal. Ao todo, o grupo conta com 560 veículos, 5 mil funcionários e 5,6 mil pontos de alimentação.

”Certa vez o escritor Rubem Alves, parceiro da Nutriplus, disse que os colaboradores que trabalham conosco têm uma intensa dedicação e se concentram em fazer seu trabalho com competência e eficiência. Disse mais: que encontrou na liderança da Nutriplus gente que fala de educação e da esperança de um mundo melhor.

Assim avançamos, além da técnica e dos padrões de qualidade, para expressar a nossa humanidade no modo como fazemos.”



Ignácio de Moraes Junior


, Presidente da Nutriplus



Acampamentos


Nosso Recanto 66%

Há 56 anos atuando no segmento de acampamentos pedagógicos, é uma das pioneiras na manutenção de uma rede de colaboração com colégios e empresas, com projetos customizados de acampamentos.

”O NR promove uma parceria com as escolas e oferece aos alunos a possibilidade de exercer a cidadania e solucionar conflitos em contato direto com o próximo. Nossa empresa possibilita que, criativamente, os estudantes resolvam problemas comuns no nosso dia a dia na escola e fora dela de forma autônoma. Mais do que complementar a educação formal, o NR auxilia na educação para a vida.”



Francisco dos Santos


, coordenador de marketing do Nosso Recanto.



Móveis Escolares


Desk 50%

Com 30 anos de atuação no Brasil, é uma das maiores fabricantes de mobiliário para escolas e instituições esportivas. Além de referência em design e qualidade de material, está alinhada com o respeito à natureza e critérios de sustentabilidade.

”Vencer o Top Educação foi uma grata surpresa e uma motivação a mais para a Desk estreitar o contato que mantém com o setor escolar. O reconhecimento é fruto do trabalho e dedicação de todos nossos profissionais, que atendem com excelência as centenas de clientes espalhados pelo Brasil.”



Fabíola Maya


, diretora-geral da Desk Móveis



Equipamentos para Laboratórios


ABC Lab 53%

Começou suas atividades em 1990. Distribui equipamentos, reagentes, vidrarias e acessórios para os mais diversos segmentos laboratoriais em todo o Brasil.

”A ABC-LAB concentra-se em cooperar com a comunidade brasileira – composta por alunos, técnicos e pesquisadores – no desenvolvimento de soluções técnicas para instituições de ensino e corporações de forma criativa e responsável com o meio ambiente. Consideramos fundamental o respeito à natureza e às pessoas. Ficamos muito felizes com o prêmio e agradecemos a todos que são parte deste sucesso.”



Luiz de Almeida


, proprietário da ABC Lab



Ação Social


Amigos da Escola (Rede Globo de Televisão)


48%

Emissora de TV líder no país. Exibe mais de 90% de programação nacional e mantém investimentos como o maior centro de produção audiovisual da América Latina, que reúne 10 estúdios (5 em alta definição) e 4 cidades cenográficas. Produz cerca de 2,5 mil horas anuais de novelas e programas de entretenimento, além de quatro horas e meia de noticiário ao vivo por dia e oito horas de programas semanais. Emprega 20 mil profissionais.

”A educação é o foco central das ações sociais da Rede Globo e a prioridade óbvia na agenda nacional. Só a educação tira as pessoas da pobreza e leva à transformação social em larga escala. Mas, para alcançarmos a meta de assegurar educação de qualidade para todos, é necessário um esforço conjunto, envolvendo os governos, o setor privado, a sociedade civil organizada e cada um de nós, cidadãos, com papéis complementares. Por isso temos avançado a cada dia, com resultados significativos para o sucesso escolar.”



Luis Erlanger


, diretor da Central Globo de Comunicação (CGCOM)



Material Escolar


Faber Castell 70%

Maior subsidiária do grupo empresarial sediado na Alemanha. A unidade brasileira emprega cerca de 2,5 mil pessoas e mantém projetos de plantio de árvores certificadas. A madeira produzida pela Faber dá origem a 1,8 bilhão de lápis, vendidos em 70 países.

”Este prêmio de reconhecimento e lembrança dos consumidores é um reflexo do empenho e dedicação que a empresa concentra na criação e desenvolvimento de produtos sustentáveis e de qualidade. Nosso compromisso em sempre pensar no melhor para o meio ambiente e para a sociedade também é um diferencial na memória do consumidor. Ser lembrada e fazer parte das escolhas das pessoas é um reconhecimento sem igual para nosso trabalho e o indicativo sólido de que estamos no caminho certo.”



Elaine Mandado


, gerente de serviços e marketing

Autor

Felipe Falleti


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
doc Araribá unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site