Consultor destaca por que os gestores devem estabelecer uma relação de confiança com seus funcionários
Os frutos de uma boa liderança escolar
Os líderes de instituições escolares que conseguem estabelecer uma relação de confiança com seus subordinados conquistam também uma série de outros benefícios. O americano Toby A. Travis, consultor e autor de livros sobre o tema, listou recentemente em um artigo os principais deles.
1. A comunicação é, ao mesmo tempo, uma condição necessária para a construção de relações de confiança e um benefício. Gestores que mantêm uma comunicação clara e transparente conseguem integrar melhor a comunidade escolar, se tornam mais receptivos a novas ideias e mais dispostos a correr riscos. A comunidade também se torna mais íntegra.
2. Onde reina um clima de confiança, há mais retenção, que, por seu turno, impacta diretamente nos resultados de aprendizagem. O baixo turnover também incide sobre os problemas de comportamento dos alunos – que tendem a diminuir – e sobre os resultados financeiros, que melhoram com o quadro de funcionários estável.
3. Segundo o autor, a liderança é o fator que mais incide sobre a motivação dos professores – mais do que as condições materiais e a existência de programas de mentoria. Portanto, se a instituição deseja ver seus professores motivados, o primeiro passo é investir em liderança.
4. Quando um líder inspira confiança e seus professores e demais funcionários estão motivados, o tempo e a energia dedicados pelos funcionários aumentam espontaneamente.