RFM Editores


Por um futuro melhor

Parceria da Fundação Volkswagen com universidades visa formar professores da rede pública de ensino Juliana Duarte Programa leva formação universitária


Parceria da Fundação Volkswagen com universidades visa formar professores da rede pública de ensino

Juliana Duarte
Programa leva formação universitária a docentes da rede pública de regiões carentes do Nordeste

Ciente da realidade brasileira, que aponta a existência de 636 mil docentes sem diploma universitário lecionando no ensino básico, conforme o último Censo Escolar, empresas unem esforços com instituições de ensino superior para reverter essa situação. E é esse o objetivo do Pró-Educar Brasil, programa desenvolvido pela Fundação Volkswagen que firmou parceria com a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). A ideia é proporcionar uma formação de qualidade aos educadores da rede pública (ensinos infantil e fundamental) que não possuem diploma de nível superior.

O programa funciona com a concessão de bolsas integrais aos professores, paga pela Fundação, para custear as despesas com a graduação. “Oferecemos uma bolsa integral em parceria com os concessionários da rede Volkswagen. A cada real doado por eles, multiplicamos a quantia”, explica Conceição Mirandola, diretora de administração e relações institucionais da Fundação.

A partir de um projeto-piloto, criado em 2008 e implantado na cidade de Arcoverde, no sertão de Pernambuco, um grupo de 30 professores foi beneficiado com as aulas, realizadas com o apoio da Fundação Terra, que coordena todas as ações distribuídas por diferentes instituições de ensino da região. “Os alunos recebem um valor referente à mensalidade, pagam e nos enviam um comprovante todos os meses”, completa Conceição. De acordo com ela, a formação dos bolsistas é acompanhada de perto com controle de presença e de notas.

Agora o próximo passo do programa será concentrar as atividades em uma unidade de ensino. Para isso firmou parceria com a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), que oferece cursos de graduação e pós-graduação em oito estados do Norte e do Nordeste.

A parceria entre as duas instituições garante a infraestrutura necessária e um conteúdo pedagógico unificado. “Tivemos ótimas experiências até agora. Com o piloto, pudemos testar metodologias que serão implantadas em outras regiões”, destaca Conceição. Com isso, também será possível estender o trabalho a outros municípios, principalmente àqueles que apresentaram baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

RaioX
Pró-Educar BrasilO que é:

programa de formação de professores que atuam na rede pública
Como funciona: concessão de bolsas em instituições de ensino superior para formação universitária
Início do projeto: 2008
Professores beneficiados: 30, no projeto-piloto
Objetivo: expandir o programa para, pelo menos, mais nove cidades em 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 + 7 =