A partir da animação Rio, professores de educação infantil elaboram atividade multidisciplinar; trabalho será apresentado amanhã no IV Congresso de Práticas na Sala de Aula
Um filme na mão, várias ideias na cabeça
Na música “Real in Rio”, abertura do filme Rio, de Carlos Saldanha, os compositores Sérgio Mendes e Carlinhos Brown exaltam aquelas características que são normalmente associadas à cidade: o calor e o sol, a beleza natural, a alegria das pessoas, os animais e, é claro, o samba. A indicação da música ao Oscar 2012 na categoria melhor canção original suscitou nos docentes do Colégio Mater Dei a ideia de abordar diferentes temas com seus alunos de 3 a 5 anos, da educação infantil, a partir da animação.
Para quem ainda não assistiu ao filme, ele conta a história da arara azul Blu, espécie em extinção, que foi contrabandeada para os Estados Unidos. Lá o animal é adotado por Linda, que promete cuidar da ave para sempre. Após 15 anos, um ornitólogo brasileiro procura a garota para contar que Blu é o último macho da espécie e pede que ele vá ao Rio de Janeiro acasalar com a única arara azul fêmea ainda viva. No Brasil, as aves têm de enfrentar mais uma vez os contrabandistas de animais, enquanto o carnaval toma conta da cidade.
Lucila Cafaro, coordenadora da educação infantil do Colégio Mater Dei, conta que os professores trabalham todo ano com as crianças o tema carnaval. “Essa é uma atividade na qual as crianças estudam o que é o carnaval e criam sua própria escola de samba”, explica. O trabalho é multidisciplinar e envolve os professores de música, artes e inglês. Nas aulas de música, os alunos conheceram mais sobre a trilha sonora do filme e sobre a canção de Sérgio Mendes e Carlinhos Brown, que serviu de samba enredo para a escola de samba criada por eles. Além disso, treinaram as coreografias. Já nas aulas de artes, eles confeccionaram as fantasias e adereços.
O trabalho nas aulas de inglês foi posterior ao carnaval, quando os alunos passaram a estudar as aves e suas características. A partir das aves que apareceram no filme, eles pesquisaram o nome das raças, cor, tamanho, alimentação, entre outras particularidades. O estudo do vocabulário em inglês levou a escola a instalar comedouros de aves nas áreas externas da escola, onde os alunos puderam observar e analisar de perto o barulho das aves e seus movimentos. “De forma lúdica, envolvemos toda a escola em um trabalho”, comemora Lucila.
O trabalho será apresentado amanhã, dia 26, no IV Congresso de Práticas na Sala de Aula. O evento, que pretende reunir mais de 3 mil educadores das redes pública e particular, conta com a participação de 85 instituições e 262 trabalhos de todas as etapas da educação básica. Mais informações aqui.