Revista Ensino Superior | Conhecimento e democratização - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Notícias

Conhecimento e democratização

O interesse público anda esquecido nos debates sobre a expansão universitária

Os recentes e acalorados debates a respeito de mudanças nos exames vestibulares e a adoção de diversas modalidades de políticas de ação afirmativa, como as cotas em universidades públicas, trouxeram à ordem do dia uma questão que, há não muito tempo, se restringia ao debate acadêmico: qual a natureza dos compromissos da universidade com a democratização da sociedade?

O problema é, sem dúvida, bastante complexo, pois coloca em conflito dois princípios igualmente fundamentais da instituição universitária: o mérito acadêmico como critério e a luta pela justiça social como objetivo. Por essa razão ele não admite soluções muito simples, que ignorem a tradição universitária ou o clamor presente acerca de seu papel social. Mas há um aspecto nesse debate que me chama a atenção, não pela sua forma presente, mas por sua espantosa ausência.
As legítimas e candentes preocupações relativas aos esforços pela democratização do acesso à universidade pública têm obscurecido um problema igualmente fundamental: a discussão sobre o sentido público daquilo que a universidade produz.
Uma universidade comprometida com a justiça social não pode ignorar os efeitos daquilo que Bourdieu chamou, com precisão, de capital cultural (a transformação de um tipo específico de herança cultural não escolar em fator de distinção no desempenho escolar). Mas tampouco deve ignorar que os compromissos de uma universidade pública transcendem a mera preparação de profissionais que terão êxito em suas carreiras profissionais privadas.

Fui informado por um de meus alunos de que mais da metade da produção de inovações e patentes de uma unidade da USP destinava-se à indústria de cosméticos. Não verifiquei se a informação procede ou se é precisa. Mas é inegável que a ênfase no mercado e na competição dos profissionais que forma tem desviado a universidade do sentido que deveria guiar suas ações no campo da docência, da pesquisa e da extensão: o interesse público.

Pouco vale duplicar o número de vagas para as licenciaturas se as universidades públicas não forem capazes de sensibilizar seus alunos para os problemas e as lutas da educação pública. Não basta desenvolvermos tecnologia de ponta em cirurgias cardiovasculares, se deixarmos nossos laboratórios e pesquisas em doenças infecto-contagiosas à míngua. Aos esforços pela democratização do acesso à universidade devem corresponder esforços igualmente intensos no sentido de que sua produção – seu ensino e sua pesquisa – reflitam, também eles, um claro compromisso com os princípios públicos de democratização da sociedade e de promoção da justiça.  


José Sérgio Fonseca de Carvalho



Doutor em filosofia da educação pela Feusp



jsfc@editorasegmento.com.br

Autor

José Sérgio Fonseca de Carvalho


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
Doc Araribá Unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.