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Relatório divulgado pela Southern Poverty Law Center revela que 35 dos 50 estados não contemplam conteúdos relacionados com a disciplina
Publicado em 28/09/2011
Nos EUA, um relatório divulgado nesta semana pelo órgão Southern Poverty Law Center aponta que os parâmetros currículos estaduais ignoram os conteúdos relacionados com história civil norte-americana. A entidade atribuiu notas aos 50 estados de acordo com a abrangência de seus programas curriculares. Do total, 35 receberam a nota “F”, a mais baixa.
Dados do exame federal National Assessment of Educational Progress (Naep) apontam que, na última década, os alunos apresentaram desempenho pífio em provas de história. Em 2010, apenas 12% dos alunos de ensino médio alcançaram a proficiência esperada na disciplina.
Para alguns historiadores da educação do país, como aqueles ligados ao National Council for History Education (Conselho Nacional de História da Educação), o déficit na aprendizagem de história tem relação com a lei No Child Left Behind. Isso porque a legislação instituiu que escolas deveriam aumentar seu desempenho apenas em matemática e inglês. Assim, na prática, a matriz de avaliação estaria induzindo o currículo, já que os professores focariam suas aulas nos conteúdos cobrados pelas prova.