Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
Objetivo da empresa é construir a maior plataforma de ensino a distância do país
Publicado em 16/12/2011
A Kroton Educacional anunciou nesta sexta-feira (16) a compra da Universidade Norte do Paraná (Unopar) por R$ 1,3 bilhão, o que faz com que a empresa se consolide como uma das maiores organizações educacionais em Ensino a Distância no país (EAD). Segundo a Kroton, a Unopar é a maior instituição de EAD no Brasil, com cerca de 162 mil alunos, sendo 146 mil em cursos de graduação não presenciais. A universidade oferece cursos de pós-graduação em diversos temas, como gestão e organização da escola e educação infantil.
Para Marcelo Maghidman, consultor da Tafkid Marketing Educacional e Cultural Consultoria, a transação se encaixa em uma tendência de concentração de mercado no setor educacional. “Isso é um problema quando se torna monopólio, e a diversidade de oferta fica restrita. Mas acredito que esse não seja o caso da Kroton, porque eles têm uma diversidade grande dentro de seu portfólio”, diz. Maghdiman ressalta, no entanto, que um ponto negativo da massificação é a existência de uma visão homogênea em relação à educação. “É como se existissem 10 partidos diferentes com as mesmas ideias e propostas”, afirma.
O valor da aquisição será pago em duas etapas. Na primeira, serão R$ 650 milhões à vista, R$ 260 milhões até 14 de março de 2012 e R$ 130 milhões em 12 meses após o fechamento. Na segunda etapa, quando haverá a incorporação de 20% do capital social da Unopar remanescentes, a Kroton pagará com 13.877.460 de suas units (espécie de “caixas virtuais”, que contêm outros ativos para além das ações).