Revista Ensino Superior | O professor visto de fora - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Carreira

O professor visto de fora

Diversidade de competências exige avaliação multidimensional, dizem especialistas de outras áreas

Publicado em 30/04/2012

por Ensino Superior





Gustavo Morita
O que define um bom professor? A réplica a essa pergunta depende, claro, de quem vai respondê-la. Para um pedagogo, os atributos ligados à didática são os mais importantes. Cada vez mais, porém, outras vozes enriquecem esse debate. A perspectiva de consultores em gestão, sociólogos e psicólogos mostra como é complexo definir o conjunto de características essenciais ao bom educador.


Para o sociólogo Luiz Octávio de Lima Camargo, a evolução do acesso à informação faz com que haja um novo equilíbrio entre o que se sabe e o que se ensina. Ou seja, tão importante quanto encontrar alguém que domina um tema é ter profissionais capazes de alimentar um bom debate.  “Hoje, eu preferiria contratar alguém com o segundo perfil, um especialista em dialogar com os alunos, mesmo em grandes turmas”, diz o sociólogo.


Na busca do bom professor, há quem exija competências mais específicas. Para o psicoterapeuta e consultor em gestão José Ernesto Bologna, a escola se caracteriza por ser um “coletivo de desempenhos”, ou seja, uma espécie de rede de relações humanas onde não basta ter talentos isolados. Esse time, para o consultor, deve saber que educar bem requer mais do que ter na ponta da língua a matéria a ser dada. “É preciso saber como esse conhecimento foi obtido, ou seja, o método”, avalia. Isso é o que permitiria ao professor conferir sentido à informação trabalhada. Mas também isso não bastaria. Bologna defende ser a necessidade de saber conduzir os jovens até esse conhecimento, o que inclui o domínio das mídias tecnológicas atuais.


Diferenças individuais
Além dessas competências básicas, Bologna acredita que o professor contemporâneo deve ser capaz de adaptar-se às diferenças individuais dos alunos e ao ritmo de distintos grupos da mesma turma. “O professor precisa deixar de ter classes, para ter alunos”, afirma. Além disso, no seu entender, os mestres devem saber estimular os estudantes a ter uma visão interdisciplinar, e, por fim, a capacidade de se fazer admirado, legitimando-se para conseguir desenvolver valores éticos.


A questão é como avaliar tamanha diversidade de competências. Para o consultor Renato Casagrande, que já passou pela gestão educacional, a única saída é a avaliação multidimensional, com aspectos quantitativos – medidos em provas – e qualitativos, avaliados durante o exercício profissional. Uma boa avaliação, diz, deve ter entrevistas, aulas-teste, dinâmicas e até mesmo análises de perfil profissional.  “Uma boa seleção não garante que o professor contratado atinja boa performance”, complementa. Tudo porque, segundo o consultor, há diferentes grupos de atributos em jogo, quando se fala do professor, entre elas as competências ligadas ao que chama de domínio de palco (como a capacidade de criar empatia, envolver os alunos), as ligadas à metodologia e didática, e a competência de organizar, planejar, avaliar e controlar as rotinas pedagógicas.


Multitarefa
As competências desejáveis ao docente , segundo Philippe Perrenoud


Antes de avaliar, é preciso saber o que avaliar. Mas quais são as competências básicas que um docente deve ter? Com essa pergunta em mente, o sociólogo suíço Philippe Perrenoud – professor na Universidade de Genebra e referência nas áreas de formação e avaliação – propõe dez grandes grupos de aptidões profissionais desejáveis nos tempos atuais em seu livro Dez novas competências para ensinar (Artmed, 2000). Veja seis exemplos no quadro abaixo. 








+Leia mais:

– Como desenvolver uma medida justa do desempenho docente?


-Conheça o debate sobre avaliação docente em diversos países

– Modelo de valor agregado pretende isolar fatores que definem o sucesso escolar, mas já encontra resistências

-O que pensam os professores sobre a avaliação docente

– Um bom sistema de avaliação deve trazer referências as professores

Autor

Ensino Superior


Leia Carreira

parcerias entre Brasil e Reino Unido na educação

Universidade de Cambridge busca parceiros no ensino superior brasileiro

+ Mais Informações
pexels-fauxels-3184418

Gestão Coletiva

+ Mais Informações
pexels-george-pak-7972659

Pressão por resultado

+ Mais Informações
Happy,African,American,Professor,Receives,Applause,From,Her,Students,While

Coordenador pedagógico deve fazer ponte entre escola e família

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.