Revista Ensino Superior | A idade certa - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino Fundamental

A idade certa

Fatores como sociabilização e maturidade neurológica podem explicar por que alunos adiantados apresentaram desempenho pior em avaliação

Publicado em 10/08/2012

por Deborah Ouchana

Dados da Prova ABC mostram que alunos em idade escolar correta têm melhor desempenho do que os demais. O mais impressionante, porém, é que assim como os defasados, os alunos adiantados na relação idade/série demonstraram piores resultados em todas as disciplinas avaliadas.


Instituída por uma parceria entre Todos Pela Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fundação Cesgranrio e Instituto Paulo Montenegro/Ibope, a prova foi aplicada no primeiro semestre de 2011, com o objetivo de avaliar o aprendizado dos concluintes do 3o ano do ensino fundamental em leitura, escrita e matemática.


Dos 5.875 alunos participantes, 79,5% tinham entre 8 e 9 anos, 20,1% estavam defasados e 0,5% da amostra compôs o quadro de estudantes adiantados, ou seja, com menos de 8 anos. Em escrita, por exemplo, 57,9% dos alunos entre 8 e 9 anos obtiveram desempenho adequado, enquanto apenas 40,7% dos adiantados e 35,2% dos defasados apresentaram resultados satisfatórios.

– Vídeo: veja o caso de um aluno que, adiantado em sua série, enfrentou problemas de relacionamento com seus colegas de sala


A diferença exposta pela Prova ABC serve de alerta, segundo Priscila Cruz, diretora executiva do Todos pela Educação. “Existe uma pressão da parte de alguns pais que insistem em adiantar a entrada de seus filhos no ensino fundamental, mesmo que a lei determine uma idade correta. Nessa etapa, qualquer tipo de antecipação pode ser ruim”, afirma.


Para Priscila, o baixo desempenho pode ser explicado por duas razões principais: a falta de maturidade neurológica, que determina o desenvolvimento da coordenação motora, fundamental para a escrita, entre outras tarefas, e a sociabilização da criança. O descompasso etário nas relações sociais dentro da escola também ajuda a explicar por que os alunos atrasados têm pior desempenho.


A Prova ABC foi aplicada em todas as capitais do país a alunos das redes pública e privada. Cada estudante respondeu a 20 itens de leitura ou matemática e escreveu uma redação a partir de um tema único. A escala do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi utilizada para medir o aprendizado.





Autor

Deborah Ouchana


Leia Ensino Fundamental

Jogos podem auxiliar no aprendizado

Jogos podem auxiliar no aprendizado

+ Mais Informações
Whatsapp: estratégias para utilizar as novas mídias como aliadas do ensino

Whatsapp: estratégias para utilizar as novas mídias como aliadas do...

+ Mais Informações
O desafio da gramática

O desafio da gramática

+ Mais Informações
7 blogs de ciências para inspirar novas atividades em sala de aula

7 blogs de ciências para inspirar novas atividades em sala de aula

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.