Revista Ensino Superior | Saeb: matriz de ciências na véspera - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Notícias

Saeb: matriz de ciências na véspera

Pouco menos de dois meses para a Prova Brasil, Inep divulga matriz de referência de ciências

Publicado em 05/11/2013

por Camila Ploennes

Um documento com a matriz de referência de ciências para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) está disponível para download no site do Inep. Datado de agosto de 2013, o arquivo foi acrescentado à página em setembro, faltando pouco menos de dois meses para a Prova Brasil, ou Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), que será aplicada entre os dias 11 e 21 de novembro. Ela compõe o Saeb ao lado da Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e da recém-criada Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana) – teste anual para os alunos do 3º ano do ensino fundamental.


Tanto a Prova Brasil (Anresc) quanto a Aneb são realizadas a cada dois anos. Enquanto a Prova Brasil é aplicada de forma censitária aos alunos de 5º e 9º anos das escolas públicas com o mínimo de 20 alunos matriculados na série avaliada, a Aneb é amostral para 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio das redes privada e pública. Ao conhecer a matriz de ciências, é possível saber o que orienta a elaboração dos itens que compõem o banco de itens da avaliação.


O texto fala da existência de consultas públicas às equipes de ensino das unidades federativas para realizar mudanças nas avaliações com o passar dos anos, afirmando que a atual proposta de incluir ciências “assume a natureza de matriz-piloto a ser refletida, desenvolvida, testada em 2013 e aperfeiçoada com vistas a sua consolidação em 2015”. Também faz a ressalva de que a matriz é um recorte do currículo, que não pode ser confundido com referências para estratégias de ensino.


» O que muda? Até 2011, eram aplicados testes de português e matemática para todos os casos. Em 2013, somente os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e os do 3º ano do ensino médio avaliados por essas provas também responderão questões de ciências. Segundo o documento publicado pelo Inep, a matriz publicada é referência apenas para a “aplicação piloto no final do ciclo”. Já as matrizes para o 5º ano do EF e para o 3º ano do EM, “serão desenvolvidas em seguida, após a análise de resultados da aplicação piloto, de forma a servir de parâmetro para a construção e a revisão das demais matrizes do Saeb”. O relatório esclarece ainda que a matriz da prova experimental de ciências para o ensino médio em 2013 no âmbito da Aneb é a mesma matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


» O que será avaliado sobre a aprendizagem em ciências? 
De acordo com o documento, a proposta d  e conceito a ser medido (construto) é expressa pelos termos “alfabetização / letramento”, embora o próprio texto admita que esses termos “vêm sendo utilizados no Brasil de forma ampla e com sentidos variados, tanto no âmbito acadêmico quanto nos documentos oficiais emitidos pelos diferentes sistemas, nos livros didáticos e nas práticas pedagógicas”. Segundo especialistas, quanto mais genérica a definição de um construto, mais difícil se torna mensurá-lo. Essa questão é explicada no glossário do blog Educação & Pesquisa.

A ideia, diz o texto, é submeter os conceitos “alfabetização / letramento” à discussão com docentes, formadores de professores e gestores, “considerando-se a necessidade de diálogo do Saeb com esses agentes, ao mesmo tempo que os compreende como produtores do conhecimento sobre a educação e a ciência da educação, justificando a necessidade de ouvi-los no processo de construção de matrizes de avaliação”.


» Dimensões. As diferentes situações/contextos que envolvem ciência, tecnologia e vida em sociedade; as possíveis ações/operações que devem ser efetivadas pelos aprendizes nessas situações (cognitiva); e os diferentes conhecimentos mobilizados para tal (eixo estruturante do conhecimento). São estas as três dimensões que estruturam a matriz para orientar a avaliação.


» Eixos estruturantes. Essa dimensão diz respeito aos conhecimentos escolares solicitados ou mobilizados em um item para que o aluno realize as operações cognitivas ao tentar resolvê-lo. Veja os tópicos no quadro acima e conheça os detalhes no documento oficial, de 40 páginas, disponível no link: http://provabrasil.inep.gov.br/matrizes-de-referencia-professor.








Eixos estruturantes

Ciências da natureza
» Terra e universo
» Vida e ambientes
» Ser humano e saúde
» Materiais: constituição, propriedades e transformações
» Energia: conservação e transformação


Ciências humanas
» Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas
» Natureza-sociedade: questões ambientais
» Identidades, diversidades e direitos humanos
» Poder, Estado e instituições
» Cidadania e movimentos sociais
» Produção, circulação e trabalho
» Comunicação e tecnologia

Autor

Camila Ploennes


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
Doc Araribá Unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.