Revista Ensino Superior | Motivação na medida certa - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino Fundamental

Motivação na medida certa

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, mostrou que elogiar demais as crianças com dificuldades de aprendizado e baixa autoestima pode ser prejudicial. O motivo é que eles subentendem que aquela performance excessivamente exaltada será sempre esperada, o que acaba assustando-as.  Reconhecendo […]

Publicado em 04/02/2014

por Marina Kuzuyabu

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, mostrou que elogiar demais as crianças com dificuldades de aprendizado e baixa autoestima pode ser prejudicial. O motivo é que eles subentendem que aquela performance excessivamente exaltada será sempre esperada, o que acaba assustando-as.  Reconhecendo que terão dificuldades para atender às expectativas, elas acabam desistindo da ‘missão’ e, assim, tornam-se desmotivadas. As palavras de reconhecimento, contudo, não estão proibidas. Em excesso sim elas são desaconselhadas. Adjetivos como “perfeito” e “incrivelmente bom” são alguns exemplos de enaltecimentos que nos casos descritos acima deveriam dar lugar para o apenas “bom”.  O estudo foi feito em 2013 a partir do acompanhamento de 144 estudantes.  

Autor

Marina Kuzuyabu


Leia Ensino Fundamental

Jogos podem auxiliar no aprendizado

Jogos podem auxiliar no aprendizado

+ Mais Informações
Whatsapp: estratégias para utilizar as novas mídias como aliadas do ensino

Whatsapp: estratégias para utilizar as novas mídias como aliadas do...

+ Mais Informações
O desafio da gramática

O desafio da gramática

+ Mais Informações
7 blogs de ciências para inspirar novas atividades em sala de aula

7 blogs de ciências para inspirar novas atividades em sala de aula

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.