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NOTÍCIA
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, mostrou que elogiar demais as crianças com dificuldades de aprendizado e baixa autoestima pode ser prejudicial. O motivo é que eles subentendem que aquela performance excessivamente exaltada será sempre esperada, o que acaba assustando-as. Reconhecendo […]
Publicado em 04/02/2014
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, mostrou que elogiar demais as crianças com dificuldades de aprendizado e baixa autoestima pode ser prejudicial. O motivo é que eles subentendem que aquela performance excessivamente exaltada será sempre esperada, o que acaba assustando-as. Reconhecendo que terão dificuldades para atender às expectativas, elas acabam desistindo da ‘missão’ e, assim, tornam-se desmotivadas. As palavras de reconhecimento, contudo, não estão proibidas. Em excesso sim elas são desaconselhadas. Adjetivos como “perfeito” e “incrivelmente bom” são alguns exemplos de enaltecimentos que nos casos descritos acima deveriam dar lugar para o apenas “bom”. O estudo foi feito em 2013 a partir do acompanhamento de 144 estudantes.