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Segundo estudo, aqueles que foram estimulados a estudar em casa atingiram média de ganho 10% maior em matemática
Publicado em 03/10/2014
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Lição de casa melhora nota dos alunos, diz estudo |
Os alunos que têm lição de casa têm desempenho escolar superior, segundo um estudo conduzido no Departamento de Economia da PUC-RJ por Claudio Ferraz e Maurício Fernandes. A conclusão surgiu a partir da análise das notas do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2007 e 2009 e das respostas dos questionários aplicados junto com o exame. Os questionários foram úteis para os pesquisadores identificar quais alunos recebiam com frequência lição de casa e quais não tinham esse tipo de atividade. Aqueles que foram estimulados a estudar em casa atingiram média de ganho 10% maior em matemática e 14% maior em língua portuguesa do que os demais. O fato de os alunos terem de refletir sobre o que aprenderam fora da escola ajuda-os a fixar o conteúdo, na opinião dos autores do levantamento. Apesar dos resultados positivos, a parcela de alunos da rede pública paulista que tem lição de casa rotineiramente é bastante pequena. Apenas 14% dos professores de matemática e 5% dos de língua portuguesa têm esse hábito, segundo as respostas dos questionários.