Revista Ensino Superior | Criação de rádio e jornal ajudou a transformar realidade de escola considerada perigosa - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Carreira

Criação de rádio e jornal ajudou a transformar realidade de escola considerada perigosa

De um ambiente hostil, a escola no interior da Bahia passou a ser um lugar onde todos querem estar

Publicado em 07/10/2014

por Marta Avancini e Luciana Alvarez

Professor de história, Jefferson Teixeira foi nomeado há três anos coordenador de uma escola de uma região muito perigosa, em Iracê, interior da Bahia. “Minha família não queria que eu aceitasse o cargo por medo”, lembra-se. Hoje, porém, ele sai da escola já de noite e com tranquilidade; em geral fica até mais tarde quando há partidas de futebol com a comunidade. “Era daquelas escolas a que o professor tem medo de ir. Hoje, tenho fila de professores querendo transferência para lá”, diz. A mudança veio com trabalho coletivo.

Durante um mês, o Instituto Brasil Solidário deu formação para que fossem montados uma rádio escolar, um jornal dos alunos e um grupo de teatro. “O estudante virou protagonista. Eles que escolheram o nome da rádio, do jornal, o que tocar ou escrever; eles produzem suas próprias imagens, contam suas próprias histórias”, afirma Jefferson. Vencidas as resistências iniciais, o colégio passou a ser um lugar onde todos querem estar. A rádio, que no princípio só entrava no ar com a presença de Jefferson, hoje é completamente gerenciada por um grupo de estudantes.

“Um pai me procurou porque sabia que a horta da escola estava meio abandonada, se oferecendo para vir cuidar dela junto com o filho, por exemplo. Até que minha grande dificuldade passou a ser como comportar um número tão grande de pessoas querendo vir no contraturno, para ajudar na biblioteca, fazer mutirões, etc.”, relata. Jefferson já foi procurado por sete escolas da cidade, convidando-o para ser coordenador nelas, mas por enquanto ele preferiu ficar onde está porque acha que ainda há muito a fazer.

Leia mais: como professores de todo o Brasil transfomaram a vida de seus alunos

*Reportagem publicada originalmente na edição 210 de Educação, com o título “Profissão: transformar”

Autor

Marta Avancini e Luciana Alvarez


Leia Carreira

parcerias entre Brasil e Reino Unido na educação

Universidade de Cambridge busca parceiros no ensino superior brasileiro

+ Mais Informações
pexels-fauxels-3184418

Gestão Coletiva

+ Mais Informações
pexels-george-pak-7972659

Pressão por resultado

+ Mais Informações
Happy,African,American,Professor,Receives,Applause,From,Her,Students,While

Coordenador pedagógico deve fazer ponte entre escola e família

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.