Revista Ensino Superior | Professor de história cria projeto de pesquisa de campo sobre a escravidão - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Carreira

Professor de história cria projeto de pesquisa de campo sobre a escravidão

Pesquisa resultou em um trabalho de história oral e ajudou a melhorar a integração da escola com a comunidade

Publicado em 07/10/2014

por Marta Avancini e Luciana Alvarez

João Gabriel Meneghite
João e seus alunos saem em busca da história dos escravos na região

Professor de história na cidade de Leopoldina (MG), João Paulo Pereira de Araújo desenvolveu no ano passado um projeto de pesquisa sobre escravidão no qual os alunos saíram a campo para ouvir a comunidade local e puderam finalmente entender sua vida frente aos acontecimentos históricos, conectando a história global e a local. “No início do ano fiz uma avaliação diagnóstica e percebi que eles não reconheciam como o fato de ter havido uma grande população escrava aqui no passado influenciava as formas de ser do lugar, onde há muita prática de capoeira, muito samba, uma festa importante em 13 de maio.Eles tinham imagens estereotipadas da escravidão, não viam nenhuma herança dela”, relata. O primeiro passo foi orientar pesquisas em documentos. Em seguida, partiram a campo. “A comunidade tem saberes e a escola precisa deles. Uma das nossas principais entrevistas foi com um senhora de 102 anos, filha de escravos. Ela faleceu em agosto deste ano e, de certa forma, sua memória pôde ser preservada.”

Além do envolvimento dos alunos, João conta ter se surpreendido com o envolvimento das famílias. “Os pais de alunos vinham me procurar na saída para discutir o tema, as famílias iam junto para acompanhar as entrevistas”, conta. João, que nasceu e tem raízes na comunidade onde fica a escola, acredita ser essencial o professor conhecer a realidade de seus alunos para entender o que eles desejam aprender. “Escola e comunidade são uma coisa só. A proximidade entre elas é fundamental para transformar a educação.”

Leia mais: como professores de todo o Brasil transfomaram a vida de seus alunos

*Reportagem publicada originalmente na edição 210 de Educação, com o título “Profissão: transformar”

Autor

Marta Avancini e Luciana Alvarez


Leia Carreira

parcerias entre Brasil e Reino Unido na educação

Universidade de Cambridge busca parceiros no ensino superior brasileiro

+ Mais Informações
pexels-fauxels-3184418

Gestão Coletiva

+ Mais Informações
pexels-george-pak-7972659

Pressão por resultado

+ Mais Informações
Happy,African,American,Professor,Receives,Applause,From,Her,Students,While

Coordenador pedagógico deve fazer ponte entre escola e família

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.