NOTÍCIA
Alunos enviaram carta à subprefeitura chamando a atenção para a degradação do local
Publicado em 07/10/2014
Claudia transformou uma praça de SP junto com seus alunos |
Um projeto sobre as transformações sofridas pela cidade, implementado pela professora Claudia Galimberti, da escola Stance Dual, em São Paulo em 2013, resultou na reforma de uma praça que estava deteriorada no bairro da Bela Vista, onde fica o colégio.“O projeto começou com uma pesquisa sobre a cidade, como ela se organiza e é administrada. A partir disso fomos a campo para identificar aspectos positivos e problemas na região e buscar alternativas para melhorar o espaço onde a escola está”, conta Claudia, que leciona no 3º ano do ensino fundamental 1.
Dos vários problemas identificados – excesso de trânsito, poluição, calçadas sem reparo, dentre outros –, o que mais chamou a atenção dos alunos foi a degradação da praça Contos Fluminenses, próxima da escola. Depois de várias discussões foi decidido enviar uma carta para a subprefeitura responsável pela região. Para surpresa dos estudantes, a resposta foi rápida e em poucas semanas, a praça se tornou limpa e organizada. “Além de o bairro ter ganhado uma praça renovada, foi muito importante para os alunos perceberem que eles podem ter voz e que suas ações podem ajudar a modificar as coisas”, analisa a professora. “Para mim reforçou uma ideia de que é papel do professor se manter engajado, buscando alternativas para ampliar a consciência cidadã das crianças”, afirma.
Arrumada a praça, o desafio agora é encontrar meios para que ela se mantenha em ordem por meio de parcerias com os comerciantes da região. Este é um dos desafios do projeto que Claudia está desenvolvendo com a turma de 3º ano em 2014.
Leia mais: como professores de todo o Brasil transformaram a vida de seus alunos
*Reportagem publicada originalmente na edição 210 de Educação, com o título “Profissão: transformar”