Revista Ensino Superior | Iniciação desamparada - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Carreira

Iniciação desamparada

Pesquisa mostra que uma minoria dos professores recebe tutoria ao ingressar na carreira

Publicado em 12/01/2015

por Marina Kuzuyabu

A falta de suporte aos que estão se iniciando na carreira explica a baixa retenção de docentes nos seus postos de trabalho, especialmente nos primeiros anos de docência, segundo pesquisas já realizadas. Apesar da reconhecida importância da tutoria e de outros programas do gênero, as escolas brasileiras ainda não trabalham com o recurso. Atualmente, menos de um terço dos professores reportam ter participado de programas formais ou informais de apoio e treinamento no primeiro emprego como professor – um dos menores percentuais verificados na Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis). Os dados foram divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), que publicou um relatório nacional contendo mais detalhes da amostra de professores e diretores brasileiros analisados.

Ainda sobre os programas de indução, como são definidas as atividades estruturadas para dar sustentação aos professores nos primeiros anos de atividade, o levantamento aponta que os docentes da rede privada são os que mais participam deste tipo de programa (36%), seguidos pelos professores das escolas federais (34%) e, por último, os docentes das redes estaduais e municipais (30% e 31%, respectivamente). Em países como a Inglaterra (76%) e a Coreia do Sul (72%), a maior parte dos docentes declaram ter participado de programas formais de iniciação na carreira.

#R#

Entrando no campo da formação, a pesquisa mostra que 62,3% dos educadores tiveram, na graduação, aulas de todas as disciplinas que lecionam e que um grupo ainda menor, 50,9%, esteve matriculado em cursos que incluíram componentes sobre pedagogia ou a didática de todas as disciplinas (veja mais no gráfico).

Sobre o perfil dos professores, o relatório nacional da Talis aponta que 71% dos educadores brasileiros são do sexo feminino. A idade média é de 39 anos e o percentual daqueles que concluíram algum curso de educação superior é de 94%. Quanto ao exercício da profissão, 77% deles têm contrato permanente e 40% estão empregados em tempo integral.

Coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Talis é feita em 34 países com professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, além dos diretores de suas respectivas escolas.

Autor

Marina Kuzuyabu


Leia Carreira

parcerias entre Brasil e Reino Unido na educação

Universidade de Cambridge busca parceiros no ensino superior brasileiro

+ Mais Informações
pexels-fauxels-3184418

Gestão Coletiva

+ Mais Informações
pexels-george-pak-7972659

Pressão por resultado

+ Mais Informações
Happy,African,American,Professor,Receives,Applause,From,Her,Students,While

Coordenador pedagógico deve fazer ponte entre escola e família

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.