Revista Ensino Superior | União para o sucesso - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Notícias

União para o sucesso

Instituições já colhem bons frutos de inovações trazidas por consórcio e iniciam o ano com conferência TED-ed para compartilhar essas experiências por Fernando Oliveira Motivar o aluno a ser o protagonista do seu aprendizado. É com esse mote que o consórcio Sthem Brasil (iniciais em […]

Publicado em 24/02/2015

por Redação Ensino Superior

Instituições já colhem bons frutos de inovações trazidas por consórcio e iniciam o ano com conferência TED-ed para compartilhar essas experiências

por Fernando Oliveira

Motivar o aluno a ser o protagonista do seu aprendizado. É com esse mote que o consórcio Sthem Brasil (iniciais em inglês de ciências, tecnologia, humanidades, engenharia e matemática) começou a atuar no país em 2014, com a participação de 22 instituições de ensino superior, que se uniram em prol da melhoria da educação por meio da formação de professores. Em 2015, o consórcio já contabiliza a participação de outras sete instituições e inicia os trabalhos do ano com a realização de uma conferência TED-ed para a troca de experiências de ensino e aprendizagem.

Com o tema “Inovação acadêmica e metodologias ativas”, o evento segue a proposta de conferências da TED, organização sem fins lucrativos que promove palestras e encontros para compartilhar ideais e experiências. Voltado para a educação superior, o TED-ed será um espaço para difundir o trabalho realizado pelas instituições na área de novas metodologias de ensino e aprendizagem (veja quadro ao lado).

Em prol do ensino

Ao engajar o estudante em seu curso, é possível diminuir a evasão e, consequentemente, melhorar o resultado financeiro da instituição. A Faculdade de Educação de Bom Despacho (Faceb), em Minas Gerais, é um exemplo de instituição que já mostra resultados das iniciativas do consórcio Sthem Brasil. Como o MEC permite que até 20% da carga horária de um curso presencial seja feita na modalidade a distância, a instituição escolheu disciplinas para que seu conteúdo seja disponibilizado on-line. Segundo o diretor acadêmico Gustavo Hoffmann

para as disciplinas acima, o aluno não mais vai à aula para ouvir explicação da matéria, mas sim para encontrar soluções para os problemas propostos no ambiente virtual

de aprendizagem, em espaços pensados justamente para isso. “É proibido que o professor faça algum tipo de aula expositiva, pois essas salas foram arquitetonicamente e tecnologicamente configuradas para que não haja exposição”, explica.

Para Débora Guerra, diretora-geral da Faceb, mensurar resultados é uma estratégia essencial para o sucesso da implantação de uma nova metodologia. “Tudo o que temos feito na área acadêmica e testado com os alunos e professores, está muito embasado em indicadores, em metodologias de performance, para avaliarmos o quanto está sendo eficiente a mudança para a melhoria da qualidade de ensino.”

Já na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a entrada no consórcio auxiliou a continuar mudanças que já estavam em andamento. “Assim que conhecemos a proposta do consórcio vimos que ele se adequava perfeitamente à nossa estratégia, que tem como foco central o desenvolvimento de metodologias ativas, o que envolve também uma discussão sobre currículo, infraestrutura, processos avaliativos e tecnologias educacionais”, afirma Jelson Oliveira, diretor de graduação da instituição.

Das mudanças implantadas, ele destaca o novo olhar lançado à figura do aluno. “É necessário resgatar o papel ativo do educando, que precisa deixar a sua situação burocrática de aluno passivo para assumir a sua condição política de estudante”, comenta. Segundo Jelson, o engajamento do corpo docente foi a primeira meta do trabalho feito a partir do consórcio e as inovações da PUC-PR encontram clima favorável para implementação em outras instituições.

A principal atividade do consórcio é justamente a capacitação de docentes universitários e surgiu de uma parceria das instituições de ensino brasileiras com a Laspau, uma organização afiliada à Universidade de Harvard que promove programas acadêmicos e profissionais voltados à educação nas Américas. O diferencial é o papel multiplicador que os professores que participam das formações possuem em suas instituições: eles têm o compromisso de multiplicar para outros docentes o que aprenderam.

Durante a formação, o papel tradicional do professor é colocado em xeque. “Ele não é mais o detentor do conhecimento, é ele que orienta, que acompanha e que instiga o aluno a buscar o conhecimento”, explica Fábio Reis, que faz parte da coordenação do Comitê Gestor do consórcio. Ele endossa que é preciso que as instituições de ensino entendam o perfil atual de aluno para que não fiquem para trás.

TED-ed Sthem Brasil
Objetivo: reunir professores e gestores para compartilhar as melhores práticas de inovação acadêmica em metodologias ativas de cada instituição de ensino que fez parte do consórcio durante seu primeiro ano de atividades. 

Quando: dia 27 de março de 2015.

Local: Centro Universitário Unítalo (Avenida João Dias, nº 2046, Santo Amaro, São Paulo – Capital).

Informações: www.sthembrasil.com

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição.

Papel multiplicador: depois das reuniões de formação, os professores assumem o compromisso de transmitir as inovações aprendidas para outros docentes de sua instituição

Papel multiplicador: depois das reuniões de formação, os professores assumem o compromisso de transmitir as inovações aprendidas para outros docentes de sua instituição

 

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
Doc Araribá Unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.