Revista Ensino Superior | Nos EUA, entidades querem convencer gestores públicos a estabelecer um ensino artístico interdisciplinar - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Educação no Mundo

Nos EUA, entidades querem convencer gestores públicos a estabelecer um ensino artístico interdisciplinar

No Brasil, também se discute a inclusão de artes visuais, dança e teatro como disciplinas obrigatórias da Educação Básica

Publicado em 01/04/2015

por Marina Kuzuyabu

© iStockphoto

As avaliações de larga escala ganharam uma importância tão grande nos Estados Unidos que muitas escolas, na ânsia de melhorar o desempenho de seus alunos nos resultados em matemática e linguagens, suprimiram da grade curricular as aulas de música, dança, teatro e outras expressões artísticas. Hoje, somente em 25 estados e no Distrito de Columbia as disciplinas artísticas são obrigatórias no ensino médio. Mas essa situação pode mudar com a coalizão formada por um grupo de entidades artísticas. Com base em experiências de sala de aula, elas elaboraram um currículo para o ensino de artes nos moldes do Common Core, a base curricular dos Estados Unidos, e estão fazendo lobby junto aos gestores públicos para convencê-los a adotar os parâmetros. Três estados já o fizeram – Arkansas, Kansas e Nebraska – e dez estão em via de adotá-lo, segundo Narric Rome, uma das lideranças do pacto. O documento estabelece um ensino artístico interdisciplinar e acrescenta uma quinta categoria: as artes midiáticas. No Brasil, está em discussão a inclusão, como disciplinas obrigatórias da Educação Básica, as artes visuais, a dança, a música e o teatro. Hoje, apenas o ensino de música é obrigatório nas aulas de artes. A proposta, que altera a LDB, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Autor

Marina Kuzuyabu


Leia Educação no Mundo

homens campi

Nos EUA, rapazes optam pelo trabalho a curso superior

+ Mais Informações
Paulo Freire

Para entender Paulo Freire

+ Mais Informações

Como funciona o bem-sucedido ensino técnico da Alemanha

+ Mais Informações
Diretores ingleses contam com grande autonomia

Diretores ingleses contam com grande autonomia

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.