Um deles é a formação efetiva dos alunos, comprometida pela defasagem de aprendizado
Publicado em 31/08/2015
A Fundação Lemann veiculou, em seu site, os resultados da pesquisa Conselho de Classe, que ouviu 1.000 professores no 2º semestre de 2014. Os docentes responderam a perguntas sobre formação, satisfação profissional e problemas enfrentados em sala de aula.
O estudo identificou grandes temas que preocupam os professores. Um deles é a formação efetiva dos alunos, comprometida pela defasagem de aprendizado e pela aprovação de estudantes despreparados para o ciclo seguinte. Outra questão envolve a falta de apoio para dar suporte aos alunos que mais precisam – aqueles que, por exemplo, deveriam receber acompanhamento psicológico.
As respostas dos professores também indicam a necessidade de um diálogo mais próximo entre escola e família e de que os professores sejam ouvidos na formulação de políticas educacionais. Apenas 45% dos docentes disseram já ter sido consultados antes da implantação de programas ou políticas nas escolas.
Por outro lado, os professores também apontaram os aspectos do trabalho que consideram mais positivos. No topo da lista estão, entre outros, a contribuição para o aprendizado dos estudantes, a responsabilidade social e o convívio com a equipe da escola e os alunos.
Os resultados da pesquisa estão disponíveis no endereço www.fundacaolemann.org.br/conselho-de-classe. A Fundação Lemann também lançou um canal no Facebook destinado aos professores: facebook.com/canaldoprofessor.