Revista Ensino Superior | É possível envolver professores e alunos ao tomar decisões na instituição de ensino? - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Notícias

É possível envolver professores e alunos ao tomar decisões na instituição de ensino?

A QUESTÃO É… | Edição 202 Lúcia Teixeira, presidente do Instituto de Ensino Superior Santa Cecília (IESC) – Universidade Santa Cecília (Unisanta) A construção e a realização coletiva da proposta pedagógica e de trabalho de cada instituição passam, necessariamente, pelo envolvimento de cada um. Pensar […]

Publicado em 14/09/2015

por Redação Ensino Superior

A QUESTÃO É… | Edição 202

DivulgaçãoLúcia Teixeira, presidente do Instituto de Ensino Superior Santa Cecília (IESC) – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
A construção e a realização coletiva da proposta pedagógica e de trabalho de cada instituição passam, necessariamente, pelo envolvimento de cada um. Pensar juntos, com o comprometimento de todos, em práticas renovadas, a partir das que conhecemos, é condição para que todos sejam sujeitos. O projeto e a missão das instituições precisam ser claros e visíveis a toda a comunidade acadêmica, para que seus objetivos estejam presentes nas ações educacionais. Administrar é fazer circular a informação e tornar possíveis as modificações necessárias, na melhoria da formação do aluno, com o envolvimento  de todos.

DivulgaçãoPaula Katakura, pró-reitora acadêmica do FIAM-FAAM Centro Universitário
O envolvimento do corpo docente, alunos e demais colaboradores técnico-administrativos nas tomadas de decisão das instituições  é hoje de fundamental importância para a viabilização de uma gestão que promove mudanças, se adapta ao mundo globalizado e proporciona a melhoria permanente de seu posicionamento na sociedade. A gestão deve ir além do cumprimento da legislação e requer eficiente comunicação com a comunidade interna e externa de forma que exista envolvimento de todos os setores na compreensão da diversidde de valores, conhecimento de sua missão e visão estratégica para cumprimento das metas previstas em seu Plano de Desenvolvimento Institucional.

DivulgaçãoMarcelo D’Emidio, pró-reitor acadêmico da graduação da ESPM
Envolver professores e alunos ao tomar decisões é papel da escola. A instituição deve incentivar a livre expressão de todas as ideias. Cabe, porém, ressaltar que o mais importante é como se dá o processo decisório, pois quando há opiniões divergentes, o reitor deve mediar essa discussão. Quando não há consenso, é fundamental recorrer sempre aos valores e à missão da instituição, pois a opinião pessoal não deve prevalecer. No caso da ESPM, a nossa missão é gerar valor para a sociedade, formando líderes transformadores pela educação. O líder transformador é um questionador, que tem olhar crítico sobre tudo o que está à sua volta. Sendo assim, todos serão sempre motivados a participar.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
Doc Araribá Unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.