Revista Ensino Superior | Em matemática, jovens da elite brasileira ficam na 57ª posição (de 65) no Pisa - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Edição 222

Em matemática, jovens da elite brasileira ficam na 57ª posição (de 65) no Pisa

Claudia Costin apresentou dados que colocam a excelência do ensino privado em perspectiva

Publicado em 05/10/2015

por Flávia Siqueira

Má notícia para quem vê o ensino privado como um oásis de excelência na Educação Básica brasileira: levando-se em conta apenas os resultados em matemática dos jovens de elite (25% mais ricos) no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o Brasil aparece na 57ª posição entre os 65 países avaliados. Nos resultados gerais, ficamos em 58º.

Os dados foram apresentados por Claudia Costin, diretora-sênior para Educação do Banco Mundial, durante o seminário internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: gestão escolar, promovido em São Paulo (SP) no começo de setembro pelo Instituto Unibanco e correalizado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Segundo Claudia, a escola privada no Brasil também tem problemas graves de gestão derivados do processo educacional, tais como a formação inicial e a seleção dos professores, que atingem tanto o ensino público quanto o privado.

Certificação para diretores

Durante o mesmo seminário, o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Manuel Palacios, anunciou que a pasta planeja criar, para 2016, um programa de formação e certificação federal de diretores de escolas públicas.

“O desenho desse programa depende ainda de entendimentos com as secretarias de Educação para examinar possibilidades de associação com iniciativas estaduais e municipais”, declarou o secretário. A ideia, diz Palacios, é que sejam publicados padrões para o exercício profissional e que instituições de ensino superior conduzam o processo de certificação, que ocorrerá por iniciativa do diretor ou candidato e mediante acordo com as redes de ensino.

Mais tarde, o ministro Renato Janine Ribeiro disse que ainda não é possível anunciar uma data para o lançamento do primeiro edital do programa e comentou a iniciativa. “O importante é termos uma formação em que o diretor de escola seja habilitado a lidar com dados numéricos e estatísticos, que são um grande diagnóstico dos pontos fortes e fracos de cada escola”, declarou. Segundo Janine, a formação de diretores deverá contemplar também o conhecimento das soluções disponíveis para melhoria de desempenho, a capacidade de administrar conflitos e a habilidade de formar equipes de professores que trabalhem de forma empenhada.

Autor

Flávia Siqueira


Leia Edição 222

Ideias fora do lugar

Ideias fora do lugar

+ Mais Informações
Nas teias da corrupção

Nas teias da corrupção

+ Mais Informações
Cultivo conhecido

Cultivo conhecido

+ Mais Informações
Programa finlandês de combate ao bullying foca nos potenciais observadores das agressões

Programa finlandês de combate ao bullying foca nos potenciais...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.