Revista Ensino Superior | O que motiva os alunos a cursar a pós-graduação na mesma instituição? - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Notícias

O que motiva os alunos a cursar a pós-graduação na mesma instituição?

A QUESTÃO É… | Edição 203 José Eduardo Lutaif Dolci, diretor do curso de graduação em medicina e coordenador geral dos cursos stricto e lato sensu da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Fidelização é a palavra-chave. Se a instituição dá […]

Publicado em 19/10/2015

por Redação Ensino Superior

A QUESTÃO É… | Edição 203

José Eduardo Lutaif Dolci, diretor do curso de graduação em medicina e coordenador geral dos cursos stricto e lato sensu da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Fidelização é a palavra-chave. Se a instituição dá ao aluno perspectivas de que seu crescimento profissional está atrelado a seu aproveitamento dentro da própria IES, consegue estimular a permanência. Essas perspectivas não se referem obrigatoriamente a contratos de trabalho, mas também às oportunidades de ganhar notoriedade. Por exemplo, no stricto sensu, é importante que o aluno tenha em mente que sua tese pode alcançar uma divulgação mais ampla, abrindo perspectivas de trabalho e, eventualmente, se desdobrar em patentes.

 

 

 


Oscar Hipólito, reitor da Universidade Anhembi Morumbi
O que mais motiva o aluno a retornar à Anhembi Morumbi e cursar a pós-graduação é o ambiente acadêmico que ele encontrou quando fez sua graduação. A qualidade do corpo docente, aliada às facilidades da infraestrutura disponíveis, como biblioteca, laboratórios especializados e espaços de convivência, são elementos-chave para que o aluno opte pela educação continuada na universidade. Além desses aspectos, o compromisso da Anhembi Morumbi com a formação de um profissional competente e ético, bem como com seu sucesso pessoal, social e econômico, são os elos de fidelização do estudante.

 

 

 

 


Rodrigo Estramanho de Almeida, coordenador de cursos de pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)
O problema tem dois lados: um diz respeito ao sentido da inovação – que deve ser constante – da instituição na criação de novos cursos que correspondam à dinâmica do(s) mercado(s) em que se inserirão os egressos do bacharelado e/ou licenciatura e, também, à prospecção da expectativa dos alunos da graduação em relação à continuidade de sua formação. Assim, o que pode motivar o aluno da graduação a cursar a pós na mesma instituição é a oferta de um programa inovador e sinérgico em relação ao currículo da formação inicial que seja, ao mesmo tempo, compatível com as necessidades do mercado e com a expectativa do egresso.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
Doc Araribá Unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.