A QUESTÃO É… | Edição 207 Ronaldo Fróes de Carvalho, pró-reitor de graduação da Fecap Na Fecap, o coordenador do curso é o responsável pelas principais análises e ações: 1) análise qualitativa da prova, no que se refere aos conteúdos cobrados e formato das questões, […]
Publicado em 28/03/2016
A QUESTÃO É… | Edição 207
Ronaldo Fróes de Carvalho, pró-reitor de graduação da Fecap
Na Fecap, o coordenador do curso é o responsável pelas principais análises e ações: 1) análise qualitativa da prova, no que se refere aos conteúdos cobrados e formato das questões, o que nos auxilia a identificar eventuais necessidades de ajustes ao longo do curso; 2) análise do desempenho dos estudantes em cada item a fim de verificar em quais conteúdos tiveram maior dificuldade e 3) análise do Relatório do Curso, que traz informações complementares relevantes, como a percepção dos alunos, o tempo gasto para a realização da prova e outros aspectos. Todas as análises têm como objetivo a aplicação de melhorias ao longo do ciclo avaliativo. Um bom resultado no Enade é consequência de um trabalho de longo prazo.
Andréa Lícia de Almeida Oliveira, assessora pedagógica da pró-reitoria de graduação da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)
Após a divulgação dos resultados de cada ciclo avaliativo do Enade, ocorre uma análise detalhada para planejamento das ações e direcionamento dos cursos. Isso é de fundamental importância, pois a UMC entende que seu papel é oferecer ensino de qualidade a seus alunos, o que demanda constantes atualizações em todos os aspectos. Com base na observação dos dados obtidos, a UMC implementa ações visando a melhoria da infraestrutura dos cursos, principalmente no que diz respeito ao conteúdo. Independentemente dos resultados, é prática comum na instituição a realização de eventos e ações voltados para a modernização do currículo e formação direcionada ao mercado profissional, com ética e responsabilidade social.
Gustavo Jacques Dias Alvim, reitor da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)
Além de compartilhados com os professores e discutidos nos conselhos dos cursos, os resultados do Enade são integrados e articulados a um conjunto de dados de avaliação produzidos institucionalmente. O objetivo desse procedimento é analisar a formação desenvolvida na universidade e verificar as competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em seus processos formativos. Trata-se de um importante instrumento de acompanhamento das ações pedagógicas desenvolvidas nos cursos. A Unimep também organiza seminários, oficinas e palestras com os coordenadores de cursos e professores para avaliar os resultados do exame e planejar as futuras estratégias de aprimoramento.