Revista Ensino Superior | Infância em destaque - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Edição 229

Infância em destaque

Exposição no MASP reúne representações da infância, considerando diferentes períodos históricos, contextos sociais e técnicas artísticas

Publicado em 10/05/2016

por Fotos: Gustavo Morita

 

© Gustavo Morita
Retrato da Marquesa Lomellini, com os Filhos em Oração (1623), de Anthony van Dyck

“Anjinhos” ou “pestinhas”; sérias ou brincalhonas; abastadas ou oriundas de uma realidade extremamente humilde. As possibilidades e formas de ser criança são múltiplas e, consequentemente, as maneiras de retratá-las ao longo da história e a depender do contexto em que vivem também. Esses são aspectos perceptíveis nas 200 obras que compõem a mostra Histórias da infância no Museu de Arte de São Paulo (MASP).

A exposição não só traz produções que têm as crianças como elemento principal, mas também é especialmente direcionada a elas. Para democratizar o acesso das crianças, quadros clássicos, fotografias contemporâneas, pinturas sacras etc. são apresentadas a 1,20 m do chão, ao invés de seguirem a altura padrão de 1,50 m acima do piso.

#R#

A diretriz se estende também à disposição dos quadros e esculturas. São expostas lado a lado obras elaboradas a partir de diferentes técnicas, produções de autores desconhecidos e quadros de artistas consagrados da arte clássica, moderna e contemporânea e desenhos de crianças que participaram de oficinas de criação no MASP nos anos 1970, 2000 e 2016. “A relação entre o MASP, as crianças e suas formas de expressão é pioneira no Brasil. Remonta aos anos iniciais do museu, fundado em 2 de outubro de 1947”, explica o curador Fernando Oliva.

Chamam a atenção os contrastes entre os jovens retratados. No primeiro dos dois andares da exposição, o quadro Rosa e azul (1881), do impressionista PierreAuguste Renoir, é exposto ao lado de uma foto da série Brasília Teimosa (2005), de Bárbara Wagner. Em outra ala, o quadro O escolar (1888), de Vincent Van Gogh, está ao lado da foto Escola Kayapó (1991), de Milton Guran.

As contraposições entre os conteúdos das obras giram em torno de temas como família, morte, brincar, educação e classe social. Elas levam o público a refletir sobre a infância em diferentes situações sociais e culturais e sobre como a representação dessa fase da vida esteve em constante transformação ao longo da história da arte. Além da curadoria de Oliveira, a mostra é organizada por Adriano Pedrosa, diretor artístico, e Lilia Schwarcz, antropóloga, professora da USP e curadora-adjunta do MASP.

Autor

Fotos: Gustavo Morita


Leia Edição 229

A crise e a escola

A crise e a escola

+ Mais Informações
House of Cards: Cartas marcadas

House of Cards: Cartas marcadas

+ Mais Informações
Quem entende os dicionários?

Quem entende os dicionários?

+ Mais Informações
Infância em destaque

Infância em destaque

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.