Revista Ensino Superior | Proximidade e confiança no professor costumam inibir mau comportamento, avalia docente - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Edição 233

Proximidade e confiança no professor costumam inibir mau comportamento, avalia docente

Práticas como colar nas avaliações são menos recorrentes entre os mais novos

Publicado em 24/10/2016

por Ensino Superior

pre-1272291_1280

Proximidade e confiança no professor costumam inibir mau comportamento

Pixaby

Dentro e fora da sala de aula, crianças mais novas costumam ser mais abertas aos adultos. Esse comportamento pode ser fator de diminuição dos níveis de transgressão para os alunos mais novos.

Entre os 10 estudantes brasileiros que conversaram com o site de Educação sobre “colar” na escola, apenas os mais jovens, que ainda estavam no ensino fundamental I, afirmaram nunca ter colado.

— Leia mais em O que os alunos pensam sobre colar

“É muito errado [colar]. Eu nunca fiz isso e nunca vou fazer. Um amigo meu fez e a professora brigou com ele, porque ele meio que trapaceou”, conta Guilherme Brocanelli, de 9 anos.

Para a professora Ana Laura Lima, docente na Faculdade de Educação da USP e especialista em psicologia escolar, o vínculo de confiança com o professor é mais forte nesse período, em especial com o docente generalista, que fica a maior parte do tempo com a classe. Isso ajuda a criar um vínculo mais profundo com as crianças.

“Transgredir uma regra frente a uma professora principal pode ser sentido como algo impossível ou muito ameaçador. No ensino fundamental II, os alunos passam a conviver com um número maior de professores e tem oportunidade de confrontar pontos de vista”, explica.

As convenções de “certo” e “errado” passadas por pais e professores são menos aceitas conforme o aluno é mais velho e entra na fase da adolescência, onde todos os discursos passam a ser questionados. A maior parte dos alunos ouvidos se lembra da primeira experiência com cola no início dessa fase, dos 11 aos 13 anos.

“A primeira vez foi na 5ª série, foi empolgante. Eu vi todo mundo passando a resposta, aí eu falei: ‘Ah, eu também quero’”. conta Júlia*, hoje aluna do 1º ano do ensino médio.

Para os estudantes mais velhos, a proximidade com os professores favoritos muitas vezes faz com que o aluno repense práticas como a cola. Camila*, de 17 anos, admite colar com frequência, mas não em todas as matérias.

“Acho chato colar na prova da professora de português porque ela gosta muito de mim e sempre diz que eu tenho potencial. Eu prefiro me esforçar e ir mal caso eu não saiba a resposta”, explica a aluna no terceiro ano do ensino médio.

*Alguns nomes foram trocados para preservar a identidade dos entrevistados

Autor

Ensino Superior


Leia Edição 233

pre-1272291_1280

Proximidade e confiança no professor costumam inibir mau comportamento,...

+ Mais Informações
shutterstock_20307052

O que os alunos pensam sobre “colar”

+ Mais Informações
luis

“O mais difícil é saber dividir o tempo”, afirma diretor de escola

+ Mais Informações
mor833

“É preciso ter vários métodos para alfabetizar”, afirma...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.