Revista Ensino Superior | Unifeob adota o ensino por competências - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino edição 224

Unifeob adota o ensino por competências

Instituição muda o projeto pedagógico para que os estudantes se desenvolvam de forma integral e adquiram, além de conhecimentos técnicos, habilidades comportamentais

Publicado em 05/12/2017

por Redação

Unifeob: ensino por competências Cursos organizados em módulos temáticos e uso de metodologias ativas: alunos se tornaram protagonistas do processo de ensino e aprendizagem

Cursos organizados em módulos temáticos e uso de metodologias ativas: alunos se tornaram protagonistas do processo de ensino e aprendizagem

Todas as instituições de ensino superior – e praticamente todos os estudantes – já perceberam que o diploma deixou de ser uma garantia de empregabilidade.

Para enfrentar os desafios contemporâneos, o profissional deste século precisa, além de conhecimentos, desenvolver habilidades socioemocionais. Os educadores estão conscientes da necessidade de mudança. Mas será que todos estão repensando sua forma de atuação?

No Unifeob, centro universitário localizado em São João da Boa Vista (SP), essa preocupação está presente desde 2012, quando a instituição assumiu o desafio de criar um novo projeto pedagógico.

Seu objetivo era permitir aos estudantes o desenvolvimento de suas potencialidades, o conhecimento de si e do mundo e o preparo para as novas exigências da sociedade. Para atingir essa meta, a instituição selecionou nove importantes competências atitudinais e passou a trabalhá-las por meio de situações-problema criadas durante as dinâmicas das aulas.

Reconhecendo a impossibilidade tanto de desenvolver como de avaliar a aquisição de tais habilidades no esquema tradicional de ensino, com os alunos sentados em suas carteiras copiando a matéria da lousa ou ouvindo passivamente seus mestres, a Unifeob despertou o corpo docente para uma nova forma de enxergar a educação.

Aos poucos, as metodologias ativas foram tomando espaço e diferenciando a sala de aula, conta o pró-reitor acadêmico da instituição, José Roberto Almeira Junqueira.

Atualmente, os cursos se organizam em módulos temáticos, nos quais unidades de estudos se complementam e, principalmente, criam contexto e significado para os estudantes. “Mais do que isso, essas unidades articuladas geram projetos integradores desenvolvidos, em todos os módulos do curso, por alunos com a mão na massa”, relata.

Buscando aprofundar o olhar do estudante para as habilidades socioemocionais, o Unifeob também criou o eixo de desenvolvimento para a vida, uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem que considera igualmente os aspectos profissionais e pessoais.

O aprender a aprender, o exercício do raciocínio lógico e a convivência com a diversidade, para citar alguns temas, são trabalhados de forma transversal a todos os cursos, por meio de unidades de estudo desenvolvidas no ambiente de aprendizagem virtual. “Assim, na cidade que leva ‘boa vista’ até no nome, o Unifeob vai desbravando seu olhar sobre a educação do futuro, fazendo do presente seu próximo desafio a ser superado”, afirma Junqueira.

Leia também:

Instituição conta como foi o processo de adoção das metodologias ativas de ensino

Centro Universitário Celso Lisboa reinventa seu modelo de ensino

Autor

Redação


Leia Ensino edição 224

Unisuam lança MBA em gestão de microcervejaria

Universidade lança MBA em Produção e Gestão de Microcervejaria

+ Mais Informações
Unifor aposta nas redes sociais para aumentar a captação de alunos

Unifor aposta nas redes sociais para aumentar a captação de alunos

+ Mais Informações
fronteiras

Alunos da FAAP poderão cursar disciplinas de outras graduações

+ Mais Informações
Pesquisa avaliou o site de escolas para verificar o grau de acessibilidade a pessoas com deficiência

O seu site pode ser acessado por todas as pessoas?

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.