Revista Ensino Superior | Aprendizagem significativa - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino edição 226

Aprendizagem significativa

UniToledo reformula suas práticas pedagógicas para aproximar seus alunos das necessidades reais do mercado de trabalho

Publicado em 07/03/2018

por Redação

aprendizagem1 Incentivo à pesquisa no curso de engenharia: descobertas recentes poderão se desdobrar em patentes

Incentivo à pesquisa no curso de engenharia: descobertas recentes poderão se desdobrar em patentes

Cada vez mais, as instituições de ensino superior são cobradas a romper com o ensino enciclopédico e promover uma educação baseada em fenômenos, em fatos, na investigação e na solução de problemas de ordem real, tangíveis e que fazem sentido ao estudante.

O Centro Universitário Toledo (UniToledo), de Araçatuba (SP), assumiu recentemente o compromisso de reformular suas práticas e implementar um modelo educacional que caminhasse nessa direção.

Nesse contexto, uma das primeiras medidas foi associar-se ao Consórcio STHEM Brasil, rede formada por dezenas de IES que busca, entre outros objetivos, preparar professores para o uso de metodologias ativas.

Ao integrar o grupo, o objetivo da instituição era conhecer práticas educacionais inovadoras e promover a capacitação de seus docentes, como detalha Silvia Cristina de Souza, pró-reitora do UniToledo. Paralelamente a isso, a instituição criou o Núcleo de Inovação e Formação Acadêmica (NIFA) para estruturar programas de formação continuada para docentes e profissionais técnico-administrativos e, indo além, desenvolver estudos e pesquisas sobre a temática.

Os estudos tiveram desdobramentos que hoje dão sustentação aos objetivos de inovação traçados. Os projetos pedagógicos dos cursos foram revisados, os grupos de pesquisa e iniciação científica reestruturados, assim como os projetos de extensão e ação comunitária.

Para exemplificar os efeitos de todas essas mudanças, Silvia menciona o caso dos cursos de Engenharia: “os novos projetos pedagógicos se caracterizam pelo aspecto prático real. Ao longo de todo o percurso formativo, os alunos desenvolvem projetos que visam dar sentido aos conteúdos e temas trabalhados”. Em função dessas mudanças, a instituição pleiteia sua inserção na CDIO (sigla em inglês para Conceber, Projetar, Implementar e Operar), uma iniciativa internacional que promove uma nova visão no ensino de engenharia.

Alguns importantes resultados já foram percebidos. O Laboratório de Engenharia Civil está prestando serviços como o ensaio de materiais e o acompanhamento de obras.

Além disso, as pesquisas realizadas e os projetos desenvolvidos resultaram em duas recentes descobertas de materiais que são objeto de análise para concessão de patentes – os processos encontram-se em estágio adiantado, informa Silvia. Os alunos ainda organizaram equipes de robótica e de projeção e construção de veículos elétricos para participar de desafios como o Baja SAE Brasil.

“O projeto da Instituição é consolidar a inovação acadêmica como um pressuposto de suas ações. Para tanto, tem ampliado os investimentos no NIFA, pois entende que a inovação de fato se dá de maneira organizada, articulada e com propósitos bem definidos”, resume a pró-reitora do UniToledo..

Autor

Redação


Leia Ensino edição 226

Guia de fornecedores para o ensino superior

Guia de fornecedores – 1ª edição

+ Mais Informações
ensino-medio

No ensino médio, 88% dos alunos estão na rede pública

+ Mais Informações
Instituições filantrópicas se posicionam sobre a auditoria do TCU

Instituições filantrópicas esclarecem denúncia do TCU

+ Mais Informações
veículo

Especialização em veículos híbridos e elétricos

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.