NOTÍCIA

Ensino edição 228

Expectativa acadêmica

Os alunos com baixo desempenho acadêmico no ensino médio não esperam chegar no ensino superior

Publicado em 02/05/2018

por Redação Ensino Superior

capa-brasileiros

brasileiros

Os alunos com baixo desempenho acadêmico no ensino médio têm expectativas menores em relação ao nível acadêmico que esperam completar, como mostrou o estudo Um panorama sobre resolução colaborativa de problemas no Brasil, realizado pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) a partir dos microdados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) 2015.

O teste é aplicado a cada três anos em estudantes de 15 anos de diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. Além de verificar conhecimentos em matemática, leitura e ciências, a prova também mede habilidades relacionadas à resolução colaborativa de problemas.

Pela primeira vez em 2015, os estudantes brasileiros foram submetidos a essa parte do teste, que exige dos jovens aptidão para trabalhar em grupo. Nesse quesito, a média geral de proficiência dos brasileiros foi 411,7, o que coloca o país na penúltima posição da lista, como mostra o estudo do Iede.

Sobre as expectativas em relação ao ensino superior, o material revela diferenças significativas entre os estudantes de alto e baixo desempenho em resolução de problemas. Entre os que estão no nível abaixo de 1 (o mais baixo da escala), 77,5% não esperam chegar ao ensino superior. Do total desse grupo, 10,7% dizem que esperam completar somente o ensino fundamental; 64,1% o ensino médio ou o ensino técnico; e 2,7% fazer um curso técnico ou de curta duração.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino edição 228

professores

Decisões compartilhadas

+ Mais Informações
indicador-mulheres

Mulheres representam 57% das matrículas no ensino superior privado

+ Mais Informações
capa-brasileiros

Expectativa acadêmica

+ Mais Informações
capa-processo

A aposta francesa na diversidade

+ Mais Informações

Mapa do Site