Notícias

Bertelsmann conclui compra do controle da Afya por US$161 milhões

Divisão de educação do grupo alemão Bertelsmann passa a ter cerca de 57,5% dos direitos de voto da Afya

Publicado em 09/05/2022

por Redação

Bertelsmann_Afya Foto: reprodução

Nova Lima (MG), 5 de maio de 2022 — O grupo alemão Bertelsmann é o novo sócio controlador da Afya Limited (NASDAQ: AFYA). Na transação, anunciada e concluída em 7 de março, o grupo de mídia, serviços e educação fechou a compra de seis milhões de ações Classe B (com maior poder de voto) da família Esteves, fundadora da Afya, por US$161 milhões. 

Leia: Em 3 anos, Afya cresce com fusão e verticalização



Com isso, a divisão de educação da Bertelsmann, baseada nos Estados Unidos, passa a ter cerca de 57,5% dos direitos de voto do maior grupo de educação e soluções digitais para o médico do país – já a família fica com cerca de 33,0% dos direitos de voto. Em julho de 2021, a Bertelsmann já havia feito um primeiro grande movimento, comprando toda a posição do Fundo Crescera na Afya: 23.074.134 ações ordinárias Classe B, ou 24,6% do total da companhia.

“Há seis anos acompanhamos de perto a Afya, muito próximos da família fundadora e também das principais lideranças. Este investimento é parte do nosso programa de crescimento `Impulso 25´ e representa um fortalecimento da nossa divisão de educação, que deve gerar receita da ordem de 1 bilhão de euros e EBITDA de 500 milhões de euros no médio prazo”, afirma Thomas Rabe, Chairman e CEO da Bertelsmann.7

Bertelsmann_Afya
Foto: reprodução

Casamento de estratégias

Com o movimento da Bertelsmann, a família Esteves mantém uma posição relevante no grupo. Do capital total, a fatia dos alemães passa a cerca de 31,0%; enquanto a família fica com cerca de 18,0%. “Estou muito honrado, como fundador da Afya, que iniciou esta jornada em 1999, de passar o controle a um grupo com visão de longo prazo, que nos conhece profundamente e traz ainda mais senioridade e expertise para que a empresa siga crescendo e inovando”, completa Dr. Nicolau Esteves.

Para Kay Krafft, CEO da divisão de Educação da Bertelsmann, a Afya se encaixa com perfeição na estratégia do grupo alemão. “Além da educação, nosso foco está na expansão de soluções digitais e melhoria dos fluxos de trabalho no setor da saúde. Vamos apoiar a Afya nas próximas fases desta estratégia para posicioná-la cada vez mais como a marca parceira dos médicos no país. Assim como nos Estados Unidos, o Brasil tem grande potencial de mercado e crescimento.”

Mais informações sobre o anúncio e seus desdobramentos estão no site https://ir.afya.com.br/

Leia também

“Todos os cursos, incluindo medicina, podem ser oferecidos a distância”, defende diretor da ABED

Autor

Redação


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
doc Araribá unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site