NOTÍCIA
Iniciativa visa construir e fortalecer a cultura de diversidade e inclusão da Ânima Educação
Publicado em 27/07/2022
“Preocupação legítima com a diversidade”, é assim que Kika Gomes, diretora de recrutamento e seleção da Ânima Educação, descreve o compromisso da empresa com um corpo docente mais plural. A Ânima é um ecossistema de ensino que conta com 18 instituições de ensino superior (IES) em seu leque de universidades e, neste ano, realiza o terceiro ciclo da iniciativa que oferece vagas exclusivas para educadores negros. Os interessados podem se candidatar até 4 de agosto.
Leia: Equidade na educação sob a ótica do professor
As oportunidades, que englobam diferentes áreas do conhecimento, são para professores e professoras que se autodeclaram pretos ou pardos. Kika acredita no sucesso da iniciativa, mas ressalta que, perto do que é previsto atingir, ainda há poucos profissionais negros dentro das instituições. A meta do ecossistema é chegar a 30% em 2025.
De acordo com dados divulgados pela Ânima à Plataforma Ensino Superior, a procura tem aumentado: até o momento, cerca de 900 profissionais se cadastraram para as vagas. “Realmente dá muito orgulho porque começou muito tímido”, explica a diretora de recrutamento. “Acho que havia até uma descrença dos professores universitários [em relação ao chamado], mas estamos com um banco de dados bastante robusto”, complementa.
O número de vagas varia de acordo com a demanda dos cursos mas, no momento, são aproximadamente 200 vagas disponíveis. A Ânima destaca que, em alguns casos, o docente pode ser chamado no próximo ciclo, caso não haja disciplina disponível para a especialidade dele no momento.
Para Kika Gomes, a integração de educadores negros é essencial para a oferta de uma educação antirracista nas IES. “Esse é um dos pilares”, garante. “A atuação desses professores é fundamental para o convívio dos nossos alunos, dos quais muitos são pretos ou pardos. Eles têm muito mais condições de propor discussões do que talvez os professores brancos tenham, porque é uma outra perspectiva. Essa perspectiva traz uma riqueza de olhar completamente diferente e o importante é isso: um olhar diverso que, hoje, talvez tenhamos muito restrito devido ao número reduzido de professores negros”, salienta.
Para se candidatar é preciso ter o título de mestre, exigido para todas as vagas docentes da organização educacional. A iniciativa é da Ânima Plurais, política institucional que visa construir e fortalecer a cultura de diversidade e inclusão da companhia. Os interessados têm até o dia 4 de agosto para realizar a inscrição em: http://vagas.com.br/v2361853.
Além das vagas ofertadas com exclusividade para profissionais negros, a companhia está na terceira turma do Programa de Aceleração de Carreiras, que promove mentorias para pessoas pretas e pardas já integrados ao ecossistema. As mentorias consistem no acompanhamento e no desenvolvimento individual de cada educador que se candidata ao programa.
Vagas exclusivas para docentes negros
Requisitos: pós-graduação no nível ‘especialização’
Atividades desempenhadas pelo profissional:
Inscrições: http://vagas.com.br/v2361853.