Notícias

28º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 19º do Distrito Federal acontece nesta quinta

Evento será realizado no auditório do IESB Campus Asa Sul e terá transmissão ao vivo  

Publicado em 08/12/2022

por Redação

Iniciação Científica IESB. Foto divulgação

Na tarde desta quinta-feira, 8 de dezembro, ocorre a premiação do 28º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB) e 19º do Distrito Federal. O evento, aberto ao público, será realizado no Centro Universitário IESB e contará com transmissão ao vivo no canal do instituto no Youtube.

Leia: “Temos que lutar”, afirma o presidente da SBPC sobre falta de recursos da Capes

Estudantes de oito instituições de ensino superior do DF e entorno participam do evento com pesquisas de iniciação científica em diferentes áreas do conhecimento. No total, 2.527 trabalhos foram apresentados entre os dias 9 e 11 de novembro, em três diferentes temas: ‘Saúde e Vida’, ‘Artes e Humanidades’ e ‘Exatas e Engenharias’. Os projetos passaram pela avaliação de profissionais, responsáveis pela seleção dos trabalhos presentes na premiação.

Estudantes de oito instituições de ensino superior do DF e entorno participam do evento
Foto divulgação

O diretor do Programa de Iniciação Científica (Proic) da UnB, Sérgio Granemann, ressalta a importância da aproximação entre as instituições para a consolidação de redes científicas. “Esse intercâmbio de experiências entre alunos, docentes e faculdades pode resultar em parcerias e permite maior visibilidade para o que é produzido”, diz. Com o apoio da Cátedra Unesco sobre desafios sociais emergentes, o IESB tem buscado incentivar a pesquisa por meio de bolsas de iniciação científica, para além das disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), com recursos próprios.

Olhar estudantil

Aluna do 9º semestre do curso de psicologia no IESB, Tereza Kroll é uma das participantes da iniciação científica. Durante o evento, ela apresentou a pesquisa As novas configurações familiares geradas pela pandemia da Covid-19 e seus impactos psicossociais, trabalho orientado pelo professor Aldry Sandro Monteiro.

“A prática da pesquisa nos traz muitas reflexões sobre a atuação profissional. É muito válida para o conhecimento, como também para o futuro de uma carreira acadêmica, a qual pretendo seguir por meio de um mestrado. A pesquisa me deu preparo para essa nova etapa e o apoio do IESB é fundamental”, avalia a estudante.

Leia também: A Koo é mais uma ferramenta para docentes e alunos trocarem conhecimentos

A transmissão da premiação pode ser vista a partir das 15h no Youtube (acesse). Além do IESB e UnB, participam do evento a Universidade Católica de Brasília (UCB), o Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), os institutos federais de Brasília (IFB) e de Goiás (IFG), a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Serviço

Cerimônia de Premiação do 28º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 19º do DF

Data: 8 de dezembro

Horário: às 15h

Local: Auditório do IESB, Campus Asa Sul (614 Sul).

Evento aberto ao público.

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=uNxCQR2xC3E

Autor

Redação


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
doc Araribá unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site