Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
NOTÍCIA
Material detalha o que as instituições e os provedores de tecnologia educacional precisam para garantir adaptação e relevância contínua
Publicado em 12/01/2023
Enquanto ocorrem as discussões sobre a Educação 4.0, a compreensão acerca de onde vem, onde está e para onde vai a educação é fundamental. Os conceitos da Educação 4.0 trazem a tecnologia – inteligência artificial e machine learning – como o centro de um processo em que se aprende na prática. Embora não seja uma utopia, antes de alcançá-la, as instituições devem dominar a Educação 3.0 que, por sua vez, está além de um conceito: é a base para a nova realidade educacional e aponta para o futuro.
Leia: Narrativa como ferramenta de ensino
A Educação 3.0 é uma educação “gerada pelo usuário”. Construída em torno das necessidades individuais de cada aluno, parte de 3 Cs: conectar, criar e construir. Cada aluno tem uma história e uma experiência de aprendizado diferentes. Eles não absorvem todo o conhecimento da mesma maneira, nem estão todos aprendendo o mesmo conteúdo. A proposta é permitir que os estudantes tenham liberdade e flexibilidade para construir sua própria jornada de aprendizado, visando um melhor alinhamento com seus próprios objetivos.
Dadas as circunstâncias, o lugar dos professores também mudou. Antes vistos como a principal fonte de conhecimento, hoje se encontram no papel de guias, condutores da experiência de aprendizagem. Indispensáveis na sala de aula, os docentes assumem a vez de apoiadores, no intuito de ajudar os alunos a obterem o máximo valor de seu tempo na vida acadêmica.
A tecnologia, continuamente, cria novas possibilidades e abre portas para novas abordagens, novas formas de pensar e novas metodologias. Podemos esperar que, impulsionada por esses novos recursos, a educação continue a evoluir para atender às necessidades das gerações futuras.
Ambientes inteligentes que respondem às necessidades dos alunos já são uma realidade, mas os avanços de amanhã serão igualmente ou ainda mais transformadores. Para aprender mais sobre a Educação 3.0 e garantir o domínio no assunto, o Canvas desenvolveu um E-book para que as instituições e os provedores de tecnologia educacional conheçam o que precisam para garantir adaptação e relevância contínua.
Inscreva-se para fazer o download: clique aqui.