Na segunda edição do Docência no Divã, educadora questiona quais as competências e habilidades fundamentais para que professores possam atuar de forma diferenciada e se destacar no mercado
No divã: Ana Paula Diniz Arruda, professora na área de saúde e engenharia
Olá, me chamo Ana Paula Diniz Arruda, sou graduada em ciências biológicas e engenharia de produção, mestre no ensino de matemática e ciências, professora e eterna aprendiz. Acredito que a educação pode transformar a vida de uma pessoa. Tenho a docência como uma das minhas paixões e alegrias. Atuei na educação básica em escolas públicas. O percurso até a docência no ensino superior foi permeado de desafios e muito aprendizado. Leciono há 22 anos, escolhi a licenciatura por gostar muito de ensinar e aprender.
Atualmente leciono no ensino superior, onde busco atuar de forma inovadora e diferenciada. Procuro sempre compartilhar saberes de diferentes formas, seja na sala de aula ou nas redes sociais. Desenvolvo redes colaborativas sobre metodologias ativas de ensino, docência e extensão. Divulgo e realizo projetos que buscam trabalhar a sustentabilidade e a agenda 2030. Realizo consultorias na área da educação (metodologias ativas e formação de professores) e sustentabilidade (17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental – ODS). Tenho me dedicado aos estudos sobre formação continuada de professores, inovação acadêmica, mídias sociais na educação, metodologias de ensino e aprendizagem.
Pensando na carreira docente e nas transformações na educação, tenho refletido muito sobre várias questões: como o(a) professor(a) pode se manter relevante no mercado de trabalho? De que forma o(a) professor(a) pode ocupar outros espaços para além da sala para ser melhor remunerado(a)? Quais as competências e habilidades você considera fundamentais para que o(a) professor(a) possa atuar de forma diferenciada e se destacar no mercado?
Minha frase: Ensinar com generosidade e aprender com gratidão.
Karina responde: Oi Ana. Que alegria receber você com um questionamento tão genuíno e legítimo de professores que se preocupam com a carreira docente. A transformação que estamos vivendo está impactando muitas profissões, incluindo a nossa. Este cenário, muitas vezes, vem acompanhado de incertezas e até ansiedades sobre o futuro. Professores que se preocupam com seu propósito, com sua carreira e em se manter relevantes socialmente demonstram compromisso ético com o seu fazer e com as pessoas que impactam.
Sabemos que aprender será uma necessidade constante na nossa vida e, enquanto professores, não só podemos liderar este movimento, legitimados pelo conhecimento que temos nas nossas áreas de atuação, mas também dominar a ciência do aprender. Para isto, é fundamental que o professor continue investindo no seu aprendizado e, principalmente, reveja algumas crenças, tais como a de que “só é possível ensinar em espaços formais”.
A partir disto, o professor estará aberto a se conectar com outras formas de ensinar, como: oferecendo mentorias ou consultorias, produzindo cursos online, desenvolvendo materiais para empresas e instituições que trabalham com objetos digitais, tais como ebooks, roteiros de vídeos, avaliações e outros elementos interativos, escrevendo livros, fazendo palestras e workshops em eventos, empresas ou entidades.
Agora, você pode estar se perguntando, “como posso fazer isso? Quais são os primeiros passos para ampliar minha atuação profissional enquanto professor?”. Vou listar aqui algumas sugestões para você: primeiro, é importante manter seu currículo atualizado, manter suas redes sociais ativas e, se possível, com produção e compartilhamento de conteúdo periódicos da sua área de atuação. Também é importante buscar formação ou conhecimento atual sobre o processo de ensinar e aprender (novas ferramentas, recursos, pesquisas) que a mantenha na vanguarda e, além disso, conectar-se com empresas que trabalham com conteúdo digital.
Vale ressaltar que existem profissionais especializados em planejamento de carreira que podem ajudar você a organizar todas estas informações. Além disso, vou deixar como sugestão o livro Lifelong learners – o poder do aprendizado contínuo: Aprenda a aprender e mantenha-se relevante em um mundo repleto de mudanças, do Conrado Schlochauer, que ajuda a desmistificar alguns conceitos da aprendizagem formal, ampliando nossa forma de conceber a docência.
Essa foi a Ana no Divã, o próximo pode ser você. Envie seu relato para mim e participe das próximas colunas.
Karina Nones Tomelin
Educadora, psicóloga, pedagoga, mestre em Educação. Colunista na Revista Ensino Superior
Por: Karina Tomelin | 12/05/2023