NOTÍCIA

Tecnologia

Evento promovido pela PUCPR enriquece o repertório docente

Quarta edição do Devising 21st Century Higher Education with PUCPR discutirá a aprendizagem experiencial

Publicado em 07/07/2023

por Gustavo Lima

PUCPR Profissionais do setor reunidos em edição do Devising 21st Century Higher Education with PUCPR (foto: divulgação/PUCPR)

A quarta edição do Devising 21st Century Higher Education with PUCPR, promovida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, acontece entre os dias 26 e 28 de julho. O evento, que reúne professores da instituição, dirigentes da educação superior e pesquisadores de diversas universidades, discutirá a aprendizagem experiencial mediada ou não por realidade estendida. Vidal Martins, vice-reitor de graduação da PUCPR e um dos palestrantes, adiantou um pouco do que os participantes podem esperar.

Vidal Martins,

Vidal Martins, vice-reitor de graduação da PUCPR (foto: João Borges)

Aprendizagem experiencial é o termo utilizado para situações em que o aluno é desafiado a “colocar a mão na massa”. “Após resolver o desafio proposto, ele precisa refletir sobre a experiência. Essa reflexão é o que permite a aprendizagem”, explica o vice-reitor. A realidade estendida engloba três tipos de realidade: virtual, aumentada e mista. No evento, os participantes poderão compreender mais sobre os conceitos que, segundo Vidal, se complementam. “A aprendizagem experiencial não requer tecnologia, porém, há situações em que promover uma experiência pode ser caro, difícil ou até impossível. Nesses casos, a tecnologia pode ser usada para levar uma imersão ao estudante. Ela viabiliza a aprendizagem experiencial”, exemplifica.

 

Leia também: Indústria criativa emprega 30 milhões

 

O Devising 21st Century Higher Education with PUCPR contará com palestras de convidados estrangeiros como o futurista, consultor sênior e chefe de inovação e tecnologia do Copenhagen Institute for Futures Studies, Bugge Holm Hansen, a professora de Bioengenharia na Universidade de Illinois Urbana-Champaign, Jenny Amos, e o fundador e CEO da Schell Games, Jesse Schel. Além das trocas de experiências proporcionadas pela presença dos profissionais, o convite também está ligado aos avanços que outros países apresentaram em relação às tecnologias imersivas. “No Brasil existem iniciativas e há uma indústria nessa área, mas as instituições internacionais estão à frente nas discussões acadêmicas”, afirma Vidal Martins. Segundo o vice-reitor, a constatação ocorreu por meio da participação da PUCPR em eventos com especialistas estrangeiros.

 

Experiência docente

 

Simone Malucelli

Simone Malucelli, titular da Escola de Direito da PUCPR (foto: arquivo pessoal)

Simone Malucelli, professora de graduação e pós-graduação da Escola de Direito da PUCPR, já é figurinha carimbada no evento. Para a docente que marcou presença em todas as edições do Devising, as dinâmicas e conversas possibilitadas colocam os educadores em uma janela auto reflexiva. Ela conta que a experiência teve impacto direto em suas aulas. “A Escola de Direito da PUCPR passou a ter, em parceria com o curso de teatro, simulações com atores. Na proposta, o estudante ocupa posições como as de juiz, delegado e promotor, por exemplo. A simulação foi implantada em sequência ao evento e agora se efetivou no curso”, cita.

Nos dias 26 e 27 de julho, o evento será realizado de forma online, com tradução simultânea para os palestrantes estrangeiros. Já no dia 28 as atividades serão presenciais, no Centro de Realidade Estendida da PUCPR, inaugurado no dia 6 de junho deste ano. “O espaço disponibiliza diferentes tecnologias como óculos de realidade virtual, CAVEs (Cave Automatic Virtual Environment) e impressoras 3D para que os professores e estudantes tenham essas experiências imersivas”, comenta Vidal Martins.

 

Inscrições

 

O segundo lote de inscrições para o Devising 21st Century Higher Education with PUCPR está disponível até o dia 25 de julho, com valores que variam de R$ 350 a R$ 700, a depender do público e das atividades escolhidas.

A programação do dia 26 de julho é mais curta e gratuita. Além da abertura, a data será marcada pela mesa Tecnologias e processos educativos: desafios para o nosso tempo, que contará com a presença de Claudia Lúcia Menegatti, do curso de Psicologia, Laura Ferraz, da Diretoria de Identidade, Jelson Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, e de Vidal Martins.

Mais informações sobre as inscrições e a programação completa do evento podem ser encontradas no site da PUCPR (acesse).

Autor

Gustavo Lima


Leia Tecnologia

Tecnologia

Sem mudar cultura e pessoas não há avanço

+ Mais Informações
Open House 2024

Evento apresenta novas tecnologias ao mercado educacional

+ Mais Informações
Escola de Engenharia Mackenzie

Engenharia: investimento em tecnologia e pesquisa fortalece o curso

+ Mais Informações
Tecnologia

Vida curta dos softwares traz custos e preocupação

+ Mais Informações

Mapa do Site