NOTÍCIA

Inovação

Primeira universidade em território indígena começa a ganhar forma

Até o momento, foi inaugurada uma sala e um refeitório que irão abrigar cursos de capacitação, formação e fortalecimento da cultura dos povos indígenas

Publicado em 24/10/2023

por Ensino Superior

Centro de Saberes, no Território Indígena Araribóia Centro de Saberes, no Território Araribóia (foto: divulgaçã)

Neste mês, o Instituto Tukàn – organização não governamental que busca autonomia por meio da educação dos povos tradicionais indígenas –, lançou a Pedra Fundamental do Centro de Saberes Tenetehar, no município de Amarante do Maranhão, MA. A construção representa o primeiro passo para que a instituição se torne a primeira universidade dentro de um território indígena. O projeto recebeu patrocínio da distribuidora Equatorial Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Até o momento, foi inaugurada uma sala e um refeitório que irão abrigar cursos de capacitação, formação e fortalecimento da cultura dos povos indígenas. Durante a cerimônia de lançamento, Sílvio Guajajara, presidente do Instituto Tukàn, e Fabiana Guajajara, diretora executiva, apresentaram um vídeo institucional com o projeto da futura IES. “Aqui começa uma grande retomada da educação. É o fortalecimento da nossa cultura, língua e identidade”, disse o presidente.

O evento de lançamento contou ainda com a presença do governador do Estado, Carlos Brandão, da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, do presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, além da comunidade indígena de diversas etnias e aldeias.

 

Leia também: O diploma como oportunidade de mudança para os Kariri-Xocó
Revista Educação: Aldeias, berços de histórias vivas

Autor

Ensino Superior


Leia Inovação

Prática é diferencial

Prática e bons parceiros são importantes diferenciais

+ Mais Informações
Produtos digitais

Reitor recomenda produtos digitais na gestão

+ Mais Informações
IA generativa

Experiência em novos patamares, o desenho da educação

+ Mais Informações
Sobre caravelas e esperança | Inovação

Sobre caravelas e esperança

+ Mais Informações

Mapa do Site