NOTÍCIA

Edição 279

Livros universitários falam pouco sobre mudanças climáticas

Conteúdo sobre as soluções climáticas caiu para apenas 3% do conteúdo total sobre alterações climáticas

Publicado em 30/10/2023

por Ensino Superior

Mudanças climáticas

Por Caroline Preston, The Hechinger Report*: As consequências das mudanças climáticas no planeta estão aumentando rapidamente, mas os livros didáticos universitários não estão acompanhando. Um estudo descobriu que a maioria dos livros escolares de biologia publicados na década de 2010 continha menos conteúdo sobre alterações climáticas do que os livros escolares da década anterior, e davam cada vez menos atenção a possíveis soluções para a crise global.

O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, foi baseado em uma análise de 57 livros introdutórios de biologia publicados entre 1970 e 2019. Os pesquisadores descobriram que a cobertura das mudanças climáticas aumentou, ao longo das décadas, para uma média de 52 frases na década de 2000.

Mas esse número caiu na década de 2010, para uma média de 45 sentenças. São menos de três páginas, de acordo com Jennifer Landin, professora associada de ciências biológicas na Universidade Estadual da Carolina do Norte e coautora do estudo.

“É realmente uma quantidade muito pequena de conteúdo”, disse ela. “Certamente penso que podemos explicar mais detalhadamente as relações entre o carbono e os combustíveis fósseis e de onde eles vêm. Existem todos esses elementos que podemos abordar e que acho que estão sendo encobertos.”

Landin e a coautora, Rabiya Ansari, apresentaram algumas hipóteses para o declínio do conteúdo acerca das alterações climáticas. Uma delas pode ser a reação política: o aumento da atenção da mídia sobre o tema nas décadas de 1990 e 2000, com o Protocolo de Quioto – o tratado internacional para reduzir as emissões de gases de efeito estufa –, as conferências climáticas da ONU e o filme Uma Verdade Inconveniente levaram a uma controvérsia crescente em torno das alterações climáticas e da negação climática. Os editores de livros didáticos muitas vezes tentam evitar controvérsias para obter a aprovação dos conselhos de educação para seus livros, observaram os autores.

Outra razão pode ser a experiência dos autores de livros didáticos. A percentagem de autores com formação em biologia celular ou molecular aumentou ao longo da última década, enquanto aqueles especializados em ecologia e comunicações científicas (que podem ser mais propensos a enfatizar as alterações climáticas) diminuíram, disse Landin.

O estudo também identificou outras tendências. O conteúdo sobre as soluções climáticas caiu para apenas 3% do conteúdo total sobre alterações climáticas, face a um pico de cerca de 15% na década de 1990. A informação sobre as alterações climáticas foi cada vez mais deixada para as últimas páginas dos livros escolares. Nos livros da década de 2010, esse material não apareceu até que os leitores tivessem lido quase 98% do texto, em comparação com 85% nos livros da década de 1990.

“Essa foi provavelmente a parte mais deprimente desse estudo”, disse Landin. “Se os instrutores examinarem o livro em ordem, há uma boa chance de que isso seja esquecido ou ignorado.”

Tyler Reed, diretor sênior de comunicações da editora McGraw Hill, cujos livros didáticos estavam entre os estudados, escreveu em um e-mail que os títulos publicados antes de 2020 agora estão desatualizados e foram atualizados. Ele escreveu que as aulas introdutórias à biologia devem cobrir uma “enorme quantidade” de material sobre uma variedade de tópicos, e que a empresa tem estratégias em vigor, incluindo um processo de revisão por pares, para garantir que está usando dados atualizados sobre as mudanças climáticas.

Ansari, coautora do estudo quando ainda era estudante de graduação na Carolina do Norte, disse estar chocada com o pouco espaço que os livros didáticos deram às mudanças climáticas, embora as descobertas fossem consistentes com sua própria experiência educacional.

Como estudante que frequentava escolas públicas de ensino fundamental e médio em Durham, Carolina do Norte, na década de 2010, Ansari disse que suas aulas raramente abordavam as mudanças climáticas. Quando chegou à faculdade e começou a conversar com colegas sobre o aquecimento global, ela disse: “Percebi que todos éramos desinformados ou faltava informação sobre o assunto, em termos do que o está causando e que ações podemos tomar”. O estudo identificou algumas formas pelas quais o conteúdo acerca das alterações climáticas melhorou nos últimos anos, sobretudo na descrição das consequências do aquecimento das temperaturas. Os livros didáticos das décadas de 70 e 80 centravam-se principalmente na descrição da mecânica do efeito estufa, enquanto os livros publicados nas décadas posteriores continham significativamente mais informações sobre danos como a subida do nível do mar, riscos para a saúde humana, perda de espécies, condições meteorológicas extremas e escassez de alimentos. Landin disse que ficou encorajada com essas mudanças e queria dar crédito aos autores de livros por adicionarem informações sobre como o aumento das temperaturas está remodelando a vida na Terra. Mas ela instou os editores e autores a concentrarem-se mais em soluções viáveis para as alterações climáticas – que existem e já ajudam a reescrever as projeções climáticas mais terríveis.

Ansari, 23 anos, disse que os jovens, alguns dos quais se sentem desesperados face à crise climática, precisam de uma maior consciência das ferramentas para a aliviar. “Eles pensam que é tarde demais”, disse ela, referindo-se a seus colegas e seus pais. “E direi, não, não, sempre há algo que podemos fazer.”

Ela ainda acrescentou: “Mas eles não receberam essa informação em seu sistema educacional”.

 

Este texto escrito por Caroline Preston para o The Hechinger Report está presente na edição 279 (outubro/2023) da Revista Ensino Superior. Assine.

Autor

Ensino Superior


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