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Marcel Gama, CEO da UniFECAF, comenta a defasagem dos currículos nas instituições e fala sobre as estratégias para aproximar IES do mercado
Publicado em 12/09/2024
A educação do agora é tema do bate-papo com Marcel Gama, CEO da UniFECAF. Fundada em 2015, a instituição atingiu a marca de 40 mil estudantes em menos de uma década. Como diferencial, um “conceito jovial” para maior aproximação entre a IES e o público-alvo. No novo episódio do podcast Gestão do Ensino Superior, Gama também fala sobre essa e outras estratégias adotadas pela instituição.
Na avaliação do CEO, os números atingidos pela UniFECAF se devem à proposta jovial da IES. “No aspecto acadêmico, caiu a nossa ficha sobre a ineficiência das instituições de ensino superior como um todo. Devemos ensinar o que importa para o mercado de trabalho. Ao conversar com empresários ouvimos questionamentos como ‘para quem estão formando os alunos?’, pois ao chegar no mercado, o aluno que se formou não sabe efetivamente o que é preciso. Com isso, já mudamos muitas coisas do ponto de vista de ensino”, diz.
Gama também lista a mudança de mentalidade e infraestrutura do campus. “Quebramos a premissa de que para estudar é preciso ser sério e chato. Quem disse que não pode ser divertido?” Segundo o CEO, esse paradigma foi quebrado, abrindo espaço para uma postura mais informal.
O profissional comenta a defasagem dos currículos que não acompanham as demandas do mercado de trabalho atual. “Por que os currículos de administração das instituições não contam com Google Ads ou SEO? Quando criamos um site, por exemplo, há toda uma ciência por trás da análise SEO. Para tornar o site relevante perante o Google, é preciso compreender o uso de links, aspectos para o bom carregamento da página, tagueamento. E se isso é tão relevante, por que não está no currículo?”, indaga.
“Existe uma falsa premissa no segmento de que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são muito restritivas. Mas quando pegamos uma DCN de administração, não há o estabelecimento de uma carga horária específica para cada um dos conteúdos que deve entrar na matriz curricular. Assim, conseguimos aglutinar diversos itens de DCN em uma única disciplina, dando um percentual grande da carga horária total do curso para atender o mercado de trabalho”, exemplifica.
Com apresentação de Danielle Rodrigues, o episódio está disponível nas principais plataformas de podcasts. Acesse o canal de sua preferência e acompanhe a conversa na íntegra.