Revista Ensino Superior | Ensinar o que importa para o mercado de trabalho
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Gestão

Ensinar o que importa para o mercado de trabalho

Marcel Gama, CEO da UniFECAF, comenta a defasagem dos currículos nas instituições e fala sobre as estratégias para aproximar IES do mercado

Publicado em 12/09/2024

por Ensino Superior

Marcel Gama

A educação do agora é tema do bate-papo com Marcel Gama, CEO da UniFECAF. Fundada em 2015, a instituição atingiu a marca de 40 mil estudantes em menos de uma década. Como diferencial, um “conceito jovial” para maior aproximação entre a IES e o público-alvo. No novo episódio do podcast Gestão do Ensino Superior, Gama também fala sobre essa e outras estratégias adotadas pela instituição.

Na avaliação do CEO, os números atingidos pela UniFECAF se devem à proposta jovial da IES. “No aspecto acadêmico, caiu a nossa ficha sobre a ineficiência das instituições de ensino superior como um todo. Devemos ensinar o que importa para o mercado de trabalho. Ao conversar com empresários ouvimos questionamentos como ‘para quem estão formando os alunos?’, pois ao chegar no mercado, o aluno que se formou não sabe efetivamente o que é preciso. Com isso, já mudamos muitas coisas do ponto de vista de ensino”, diz.

Gama também lista a mudança de mentalidade e infraestrutura do campus. “Quebramos a premissa de que para estudar é preciso ser sério e chato. Quem disse que não pode ser divertido?” Segundo o CEO, esse paradigma foi quebrado, abrindo espaço para uma postura mais informal. 

O profissional comenta a defasagem dos currículos que não acompanham as demandas do mercado de trabalho atual. “Por que os currículos de administração das instituições não contam com Google Ads ou SEO? Quando criamos um site, por exemplo, há toda uma ciência por trás da análise SEO. Para tornar o site relevante perante o Google, é preciso compreender o uso de links, aspectos para o bom carregamento da página, tagueamento. E se isso é tão relevante, por que não está no currículo?”, indaga.

“Existe uma falsa premissa no segmento de que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são muito restritivas. Mas quando pegamos uma DCN de administração, não há o estabelecimento de uma carga horária específica para cada um dos conteúdos que deve entrar na matriz curricular. Assim, conseguimos aglutinar diversos itens de DCN em uma única disciplina, dando um percentual grande da carga horária total do curso para atender o mercado de trabalho”, exemplifica.

Com apresentação de Danielle Rodrigues, o episódio está disponível nas principais plataformas de podcasts. Acesse o canal de sua preferência e acompanhe a conversa na íntegra.

 

Para ouvir

Para ver

 

Autor

Ensino Superior


Leia Gestão

EAD

EAD: Semesp pede a publicação do novo marco regulatório

+ Mais Informações
Anec EAD

Anec apoia o novo marco regulatório do EAD

+ Mais Informações
EAD

MEC é criticado pelas mudanças no EAD

+ Mais Informações
RH

RH estratégico é desafio para IES

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.