NOTÍCIA
Coragem para mudanças e investimento em ensino de qualidade são marcas da Aerp/Unaerp
Publicado em 25/11/2024
Com os cursos de odontologia e farmácia, a Associação de Ensino de Ribeirão Preto (Aerp) iniciou a sua história em 1924. Hoje, 100 anos depois, a Aerp/Unaerp possui 22 cursos e dois campi no estado de São Paulo, um em Ribeirão Preto e outro no Guarujá. Mas a história da instituição com o ensino superior quase foi interrompida em 1958, quando os seus cursos foram encampados pela Universidade de São Paulo (USP), e os fundadores colocaram a instituição à venda.
A responsabilidade pela retomada ao ensino superior foi de Electro Bonini, que havia se formado como dentista na instituição. “No dia 19 de dezembro de 1959 tornei-me sócio da Associação de Ensino”, contou ele em sua autobiografia. Na época a Aerp mantinha o Colégio Duque de Caxias e a Escola Técnica de Química. Electro, ao lado da esposa Cidinha Bonini, trabalhou para o desenvolvimento da instituição e para a volta ao ensino superior. Em 1961 conseguiu a implantação da faculdade de direito Laudo de Camargo e, em 1970, a Aerp já mantinha oito cursos de graduação, além do colégio técnico.
Em 1985, Elmara Bonini, filha do casal, que acompanhou o desenvolvimento da Associação de Ensino desde o início da gestão de seu pai e comandou o projeto universitário, tornou-se a primeira reitora da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Novos cursos foram criados, como a graduação em medicina, assim como programas de mestrado e doutorado.
A Unaerp evoluiu para uma universidade avaliada pelo MEC com nota máxima e como centro de pesquisas de alto nível, com publicações internacionais e parcerias com mais de 100 instituições estrangeiras. A universidade cresceu também na rede de serviços à comunidade. “A marca da Unaerp é sempre procurar fazer o melhor ensino, o de qualidade”, disse Elmara Bonini em depoimento para o museu do empreendedor do ensino superior – Meesup em novembro de 2020, onde também fala sobre a sua trajetória atrelada à história da instituição.
Acreditando na educação como principal motor de transformação social, Elmara Bonini também se dedicou ao desenvolvimento do ensino superior brasileiro com diversos cargos, como secretária municipal de Educação em Ribeirão Preto, conselheira do Conselho Estadual de Educação, membro do diretório executivo e do conselho deliberativo do Crub – Conselho de Reitoras das Universidades Brasileiras. Priscilla Bonini, sua filha, diretora do campus Guarujá e do segmento universidades no Semesp, conta que sempre tiveram a preocupação de contribuírem para o ensino superior no estado de São Paulo e no Brasil.
Em 1999, a expansão da universidade foi para além de Ribeirão Preto, com a inauguração do campus Guarujá. A iniciativa desse projeto foi do diretor de administração e finanças Evandro Alberto de Oliveira Bonini, que por meio de parceria com a Fundação Fernando Lee, viabilizou o projeto.
Priscilla Bonini conta que ao chegar no Guarujá, há 25 anos, trabalhou muito para implantar um campus avançado com a mesma qualidade do campus sede. “Eu venho de uma família de educadores e aprendi que a educação impacta na vida das pessoas. É nisso em que eu acredito. Ao projetar o futuro, vislumbro milhares de vidas impactadas, sonhos concretizados e histórias transformadas pela força da educação. Seguimos acreditando que um ensino de qualidade é o alicerce para promover o desenvolvimento sustentável, a igualdade social e um mundo mais justo para todos.”
Em 2021, Elmara Bonini deixou o comando da instituição, e Suzelei de Castro França, pesquisadora que atua desde o início dos anos 1980 na linha de frente das pesquisas em biotecnologia da Unaerp, assumiu a reitoria. Em maio deste ano, o cargo passou para Sebastião Sergio da Silveira, que se formou na Unaerp, onde foi professor e coordenador de graduação e do programa de pós-graduação stricto sensu em Direito.
O atual reitor contextualiza a Unaerp em 2024: “a Universidade de Ribeirão Preto chega ao seu centenário com muitas histórias para contar. Instalada em dois acolhedores campi, foi recentemente recredenciada com nota máxima pelo MEC. Possui cursos de graduação e pós-graduação muito bem avaliados e todos figurando nos melhores rankings. Com um forte compromisso social, a universidade possui hospital próprio, diversos serviços credenciados, dezenas de clínicas, laboratórios, escritórios de assistência jurídica e empresas juniores, que integram uma sólida rede de prestação de serviços à comunidade. Além de integrar todos os programas governamentais de benefícios a alunos, disponibiliza programa próprio de bolsas, promovendo grande inclusão de estudantes menos favorecidos. Com tudo isso, a Unaerp forma excelentes profissionais e cidadãos e cidadãs cônscios de seus enormes compromissos com a sociedade.”
Para o futuro da instituição, Vanessa França Bonini Panico, presidente da Unaerp, coloca que a missão da instituição é “continuar inovando e expandindo nossas fronteiras educacionais. Em um mundo em constante transformação, a Unaerp está empenhada em se adaptar às novas demandas do mercado e da sociedade. Estamos investindo em tecnologias educacionais, parcerias internacionais e na formação contínua de nossos docentes, para que possamos oferecer uma educação ainda mais relevante e de excelência. O nosso compromisso é preparar nossos alunos para serem não apenas profissionais qualificados, mas agentes de mudança em suas comunidades.”