NOTÍCIA

Edição 287

Unimar investe em criação de parque tecnológico

A ideia é levar desenvolvimento econômico para Marília e tornar a região um dos principais polos de desenvolvimento de inteligência artificial do país

Publicado em 27/09/2024

por Ensino Superior

Parque tecnológico Com 22 mil alunos, a Unimar oferece 142 cursos nas modalidades presencial e a distância entre graduações, pós-graduações lato e stricto sensu e cursos técnicos (foto: Paulo Cansini)

O avanço tecnológico é um vetor de transformação do mercado de trabalho, impulsionando o desenvolvimento de empresas e novas práticas em todas as áreas. Nesse sentido, os parques tecnológicos têm se consolidado como pilares essenciais do processo de modernização ao criarem um ambiente propício para a integração entre instituições de ensino, empresas e serviços especializados. 

Alinhada a essas tendências, a Universidade de Marília (Unimar) realiza amplos investimentos e anuncia para setembro o lançamento do TecUnimar, Parque Tecnológico da Universidade de Marília. O objetivo é promover a criação de novos negócios e estimular o crescimento econômico e científico na região.

“O lançamento do TecUnimar representa a consolidação de um amplo investimento realizado pela instituição nos últimos anos nas áreas de tecnologia, pesquisa e inovação. A Unimar já possui uma base sólida em pesquisa, com diversos programas de mestrado e doutorado em diferentes áreas do conhecimento. Agora, ao lançar o seu Parque, a universidade fortalece a inovação como um de seus pilares, aproximando-se do setor produtivo e gerando novos negócios”, afirma Márcio Mesquita Serva, reitor da Unimar há 36 anos e presidente da Mantenedora da Associação de Ensino de Marília.

 

Leia: Tecnologia para aproximar universidade e mercado

 

O reitor Márcio Mesquita Serva afirma que o lançamento da TecUnimar fortalece a inovação, aproxima a universidade do setor produtivo e gera novos negócios (foto: Paulo Cansini)

O objetivo do Parque Tecnológico é ser um ambiente de promoção da inovação tecnológica para todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição de ensino superior. Atualmente, são 142 cursos nas modalidades presencial e a distância entre graduações, pós-graduações lato e stricto sensu e curso técnico.

Os mais de 22 mil acadêmicos da universidade têm a oportunidade de participar ativamente de pesquisas por meio da resolução de problemas reais enfrentados por empresas locais. A colaboração com 20 empresas parceiras, entre elas Fulltime, Bizcommerce, interfocus, Vitale Prime, tem revelado resultados significativos, segundo o reitor, permitindo aos futuros profissionais uma imersão prática no mercado de trabalho. 

Para ele, a experiência vem proporcionando o desenvolvimento de habilidades essenciais que têm resultado em altos índices de empregabilidade desde os primeiros anos da graduação. Com o novo ambiente, a ideia é que essa interação seja ampliada. “Isso gera empregos e oportunidades para os alunos e para toda a comunidade de Marília”, complementa Serva.

 

Leia: Coimbra inova com inclusão, energia renovável e tecnologias

 

“O TecUnimar é um conceito em que estamos construindo uma integração efetiva entre o ambiente de ensino da sala de aula e o ambiente de inovação, inserindo empresas, laboratórios de inovação, FabLab e centro de convenções”, diz Caio Saraiva Coneglian, coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Unimar.

O centro tecnológico contará também com laboratório de inteligência artificial, de biotecnologia e de prototipação de novas tecnologias. “A ideia é trazer desenvolvimento econômico para Marília e tornar a nossa região um dos principais polos de desenvolvimento de inteligência artificial do país”, afirma o coordenador. 

Caio Saraiva Coneglian, coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Unimar, fala da possibilidade de colaborar com o desenvolvimento econômico de Marília
(foto: Paulo Cansini)

“Com essa formação tecnológica, aliada à contratação de mais profissionais para a universidade, teremos condições de pensar até na fabricação de remédios. O Brasil importa tudo, até a embalagem do remédio, então nós estamos pensando em fazer parcerias com órgãos públicos nacionais e internacionais para que possamos promover, para o Brasil e a América Latina, uma expansão industrial visando melhorar o custeio desses remédios, que geralmente chegam aqui a um preço absurdo”, avalia Serva.

 

Trajetória de inovação

Com 68 anos de existência, nos quais formou mais de 120 mil pessoas, a Unimar possui uma história de inovação que teve início, mais recentemente, em 2021, com a inserção da disciplina de “Empreendedorismo” em todos os cursos da graduação, seguida pela implantação da Política de Inovação da Universidade de Marília, em fevereiro de 2022. 

“Nós desenvolvemos todas as áreas e não focamos simplesmente uma área como medicina, veterinária ou direito. Crescemos de forma mais ou menos uniforme e temos pós-graduação em todos os cursos”, esclarece o reitor. 

“A nossa metodologia, tanto na pós quanto na graduação, é focada na metodologia ativa de aprendizagem. O destaque dos cursos é justamente essa nova forma de aprender, colocando o aluno como protagonista do processo e entregando para a sociedade resultados muito relevantes”, explica Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação.

 

Leia: Próspero negócio, agro é desafiador

 

“O destaque dos cursos é a forma nova de aprender, colocando o aluno como protagonista do processo”, afirma Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação
(foto: Paulo Cansini)

De acordo com ela, muitos cursos, especialmente os que estão sendo lançados, como o Bacharelado em Inteligência Artificial, primeiro do estado de São Paulo, cujo início será em 2025, já nascem inteiramente baseados em projetos. “Temos empresas dentro dos cursos entregando desafios reais para a comunidade acadêmica com o objetivo de que ela contribua com a comunidade local”, diz Fernanda. 

O novo curso vem para suprir a crescente demanda por profissionais qualificados nessa área que está em acelerado crescimento. “Construímos esse curso em cima de uma matriz nossa baseada no que vemos fora do país. A ideia é tornar o aluno um criador e desenvolvedor de tecnologias de inteligência artificial e não apenas alguém que aplique a IA”, detalha Coneglian.

Segundo o coordenador, o curso envolve toda a parte de machine learning, deep learning, processamento de linguagem natural, inteligência artificial generativa e visão computacional, que são as áreas da inteligência artificial. “O objetivo é que o aluno tenha esses conhecimentos e, com o nosso enfoque em empreendedorismo, formaremos pessoas que criarão empresas de IA”, afirma ele.

 

Leia também: Bibliotecas – extensão da sala de aula

 

Os investimentos em inovação da Unimar geraram frutos resultando em dois prêmios para a universidade. Em 2023, a IES ganhou a 3ª edição do Prêmio de Inovação no Ensino Superior Gabriel Mario Rodrigues, na modalidade ‘Gestão Pedagógica’”.

A educação a distância da Unimar também foi premiada na categoria “Prática Inovadora” pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). O Prêmio Destaque ABED 2023 visa incentivar o desenvolvimento de práticas inovadoras e de pesquisa em educação aberta, flexível e a distância no Brasil.

 

Hospital Oncológico Unimar

Em 2019, Serva recebeu um diagnóstico de câncer e buscou tratar a sua doença em São Paulo, já que na época não havia estrutura suficiente em Marília para o tratamento da enfermidade. Em 2020, curado do câncer, decidiu levar para o interior o que existia de melhor em termos de diagnóstico e tratamento da doença. 

Com isso, em 2021 foi criado o Hospital Oncológico Unimar (HOU), centro de referência para o tratamento de câncer, beneficiando a população de Marília e região. O hospital, instalado na quarta torre do Hospital Beneficente Unimar (HBU), abriga modernos equipamentos para a realização de quimioterapia, diagnóstico por imagem, laboratório para exames, farmácia clínica especializada, odontologia hospitalar, hematologia, UTI adulto e leitos hospitalares. O hospital realiza atendimentos particulares e gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Veja números: Pesquisa mapeia empregabilidade de egressos do ensino superior

 

Por fim, o reitor faz a sua reflexão: “Ninguém sabe direito o que virá, mas é assim que se aprende. Se você não procurar saber o que acontecerá, ficará atrasado. Por isso, nós estamos nos adiantando, construindo um Parque Tecnológico, investindo em viagens e procurando conhecer o que nos falta para que possamos oferecer mais conhecimento para a nossa comunidade, principalmente de professores e alunos”.

 

 

Autor

Ensino Superior


Leia Edição 287

Trote universitário

Campus sem violência

+ Mais Informações

IES brasileiras precisam valorizar inovação pedagógica

+ Mais Informações
Parque tecnológico

Unimar investe em criação de parque tecnológico

+ Mais Informações
Trevisan

Próspero negócio, agro é desafiador

+ Mais Informações

Mapa do Site