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Gestão

Como evitar a evasão de 52% dos alunos da graduação

Os eixos citados são a autenticidade e autonomia, criatividade e inovação, sustentabilidade e perenidade e colaboração e integração

Publicado em 08/10/2024

por Ensino Superior

Evasão estudantil Acompanhar o histórico dos alunos também é uma ferramenta para prever problemas e agir para evitar a desistência do curso

Por Juliana Ligorio

Profissionais experientes estarão reunidos transmitindo seus conhecimentos e vivências no Meeting Experience em Curitiba, com especialistas da educação superior brasileira. Nessa edição, que acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro, um dos temas abordados será como diminuir a evasão dos alunos. Para conversar sobre esse tema foram convidados o pesquisador Miro Severiano e o economista Wille Muriel.

No primeiro dia do evento, Miro Severiano, pesquisador graduado em literatura inglesa, ciências contábeis e direito, diretor administrativo financeiro da Unifape, e autor do livro Evitando a evasão: estratégias de retenção e permanência apresentará aos participantes estratégias de retenção de alunos nas instituições de ensino superior. Tema relevante, visto que “nos últimos 5 anos a cada 100 alunos que se matriculam, somente 48 se formam” e que “se investe muito na captação, mas muito pouco na retenção dos alunos”.

Miro Severiano

Miro Severiano, diretor administrativo financeiro da Unifape: “se investe muito na captação, mas pouco na retenção dos alunos” (foto: arquivo pessoal)

Desde 2010,  Miro Severiano tem estudado, pesquisado e colocado em prática as estratégias de retenção e permanência de alunos, e por isso defende que é possível mudar o quadro atual. Segundo ele, o primeiro passo para a mudança está na reestruturação da cultura das instituições, que precisa ter como ponto principal o educar, apoiando os alunos em todas as áreas: acadêmica, financeira, psicológica e social. Acrescenta ser necessário ter uma política institucional coerente e preocupada com a jornada pedagógica de cada aluno e que faça questionamentos constantes para checar se está oferecendo o melhor serviço e o que pode melhorar. “A missão das instituições deve ter como foco principal as estratégias de retenção e permanência dos alunos. Mostrar que não está visando só o cifrão, mas também a responsabilidade de formar todos os alunos que entram na universidade”.

 

Leia: Alta evasão é motivada por currículo

 

Colocar em prática estratégias de retenção trouxeram resultados para várias instituições, entre elas a Unifap/CE, que conseguiu em 2 anos passar a taxa de evasão de 24% para 12%. Miro Severiano acredita ser possível reduzir ainda mais essa taxa, pois “cada dia se aprende um negócio e vai se aperfeiçoando.”

Como exemplo de estratégia, Miro Severiano menciona a existência de um setor de retenção, que converse com o aluno, entenda os motivos para ele querer desistir do curso e ofereça apoio na área que identifica ser necessária para a sua permanência na instituição. Acompanhar o histórico dos alunos também é uma ferramenta para prever problemas e agir para evitar a desistência do curso. Ressalta ainda que “a reestruturação do regulamento deve estar sempre na mente do gestor. E o trabalho de retenção dos alunos deve ser em equipe, onde todos os funcionários da instituição estejam envolvidos para atender da melhor forma possível a todas as demandas dos alunos.”

Wille Muriel

Para Wille Muriel, mestre em inovação e competitividade, é preciso fortalecer a identidade das instituições (foto: arquivo pessoal)

No segundo dia do evento, o tema retenção dos alunos também estará presente na apresentação de Wille Muriel, economista, mestre em inovação e competitividade e diretor executivo da Carta Consulta.  Estará junto com Allana Kucarz e Brenda Guimarães, e apresentará os desafios que estão sendo postos, os caminhos para a reconstrução do ensino superior e os motivos da importância de uma gestão de permanência nas IES.

 

Opinião: IES ou IAPS? Qual será o futuro do setor do ensino superior?

 

Assim como Miro Severiano, acredita que é o momento de reestruturação do setor e na importância de maior investimento na retenção dos alunos. “Fazer o aluno permanecer é muito mais barato do que captar novos alunos. Mas, claro que a gente não pode deixar de captar, porque perdemos alunos, os alunos se formam.” Defende também que é preciso repensar e fortalecer a identidade das instituições para se diferenciarem. “O mercado está muito concorrido e as pessoas não estão vendo sentido na formação universitária por ela ser essencialmente conteudista.” 

“A universidade é um espaço muito propício para o desenvolvimento de relacionamentos, networking, de vivências. Ela precisa se reinventar e se questionar: qual é o meu papel como universidade? Como posso conduzir a formação dos jovens com a ciência?”

O Meeting Experience acontecerá no dia 23 e 24 de outubro no Espaço Torres Jardim Botânico, em Curitiba – PR. Os ingressos para o encontro podem ser adquiridos no site: https://www.sympla.com.br/evento/meeting-experience-cwb-2024/2588157?referrer=www.google.com. Confira a programação completa.

 

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