NOTÍCIA

Gestão

EUA enfrentam fechamento de faculdades

Mais faculdades estão fechando devido à queda nas matrículas

Publicado em 10/01/2025

por Ensino Superior

Fechamento de IES (foto: Shutterstock)

por Marina Villeneuve e Olivia Sanchez/The Hechinger Report

A matrícula em faculdades vem diminuindo há mais de uma década. Isso significa que muitas instituições de ensino superior estão lutando para pagar as suas contas. Um número crescente delas tem tomado a difícil decisão de fechar.

Nos primeiros nove meses de 2024, 28 instituições que concedem diplomas fecharam, em comparação com 15 em todo o ano de 2023, de acordo com uma análise de dados federais fornecidos ao The Hechinger Report pela State Higher Education Executive Officers Association (SHEEO)

No início deste ano, o The Hechinger Report relatou que as faculdades estavam fechando a uma taxa de quase uma por semana. O veículo criou uma ferramenta para rastrear essas mudanças no cenário do ensino superior (veja aqui).

Os números são assustadores. Quase 300 faculdades e universidades que ofereciam um grau de associado ou superior fecharam entre 2008 e 2023. Operadores com fins lucrativos administravam mais de 60% dessas faculdades e universidades. De 2008 a 2011, uma média de sete IES fecharam a cada ano na esteira da crise financeira. Essa média de quatro anos dobrou para 14 em 2014 antes de chegar a 32 em 2018. Nos últimos anos, o número anual de fechamentos começou a estagnar, com uma média de 16 faculdades e universidades fechando entre 2020 e 2023.

 

Leia: Com qualidade e credibilidade, é hora de voar

 

Centenas de outras instituições pós-secundárias que oferecem programas sem graduação – de cosmetologia a obstetrícia e escolas de manufatura – fecharam nos últimos 15 anos. Quando adicionadas as instituições pós-secundárias, foram contabilizados 843 fechamentos entre 2008 e 2023.

“Não é corrupção; não é apropriação indébita de fundos; é só que eles não conseguem recuperar as matrículas”, diz Rachel Burns, analista sênior de políticas da SHEEO.

As quedas nas matrículas relacionadas à covid se estabilizaram em grande parte, mas as faculdades ainda estão lidando com uma taxa de natalidade em declínio, com menos jovens de 18 anos se formando no ensino médio. Ao mesmo tempo, muitos pais não acham que seu investimento financeiro na mensalidade da faculdade de seus filhos valerá a pena.

O resultado é menos alunos matriculados e muito menos dinheiro para mensalidades entrando.

Quando as faculdades fecham, os alunos matriculados são prejudicados. No mínimo, as IES que estão fechando devem notificar os alunos com pelo menos três meses de antecedência, reter seus registros e reembolsar a mensalidade, afirmam especialistas. O ideal é que se forme um acordo com uma escola próxima e facilite a continuidade dos estudos dos alunos.

Um estudo do SHEEO com alunos de faculdades fechadas descobriu que apenas metade foi transferida para outras instituições, e as chances desses alunos obterem um diploma variaram com diversos fatores, incluindo o tempo que levaram para se reinscrever.

Autor

Ensino Superior


Leia Gestão

Fechamento de IES

EUA enfrentam fechamento de faculdades

+ Mais Informações
GEduc 2025

Sinergia entre educação básica, profissional e superior marca o GEduc...

+ Mais Informações
Crescimento com qualidade

Com qualidade e credibilidade, é hora de voar

+ Mais Informações
Economia da aprendizagem

Oportunidades na Economia da Aprendizagem

+ Mais Informações

Mapa do Site